Spaghetti com limão assado e camarões

/5

APRESENTAÇÃO

Já sente o aroma dos limões de Sorrento? Podemos garantir que a partir do momento em que começar a preparar os spaghetti com limão assado e camarões, sua cozinha será inundada com o típico aroma da Costa Amalfitana! Revelamos todos os passos para realizar este prato principal refinado, perfeito para conquistar o paladar dos seus convidados com uma proposta diferente do habitual. Um tratamento especial para os limões: primeiro cozidos e depois grelhados, para transformá-los em um creme. Os limões de Sorrento são os mais adequados para este prato: sua casca é doce e rica em óleos essenciais, resultando em um molho de sabor intenso. O tartare de camarões, então, combina perfeitamente com os sabores e aromas deste prato!

Aqui estão outras receitas a não perder:

 

INGREDIENTES
Espaguete 320 g
Limões 3 - (de Sorrento, IGP)
Lagostins 12
Manjericão quanto baste
Manteiga 40 g - (frio)
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar os spaghetti com limão assado e camarões, comece pelo creme de limões. Lave-os bem e mergulhe-os em água fervente 1. Cozinhe por cerca de 25-30 minutos até que fiquem macios. Escorra-os 2, reservando a água, e transfira-os para uma bandeja com papel absorvente 3. Deixe esfriar um pouco e seque-os bem.

Pincele-os com óleo, de modo a untá-los bem de todos os lados 4 e posicione-os em uma grelha quente. Quando começarem a formar as típicas linhas, você pode virá-los 5. Continue assim até grelhar bem todos os lados 6.

Agora corte-os em fatias 7, retire a polpa, as sementes e a parte branca 8. Você deve obter apenas a parte amarela, a casca. Transfira para uma tigelinha e adicione um pouco de água do cozimento 9.

Bata com um mixer de imersão 10 até obter um creme, adicionando água conforme necessário. Agora adicione um pouco de óleo em fio 11 e bata novamente 12.

Você deve obter um creme liso 13. Lave e seque bem o manjericão. Coloque-o em um prato 14, sem sobrepor as folhas, e cozinhe no micro-ondas por cerca de 3 minutos a 700 Watts, para desidratá-las 15.

Deixe esfriar por alguns segundos, depois triture com um moedor de café para pulverizá-las 16. Limpe os camarões, removendo a cabeça, o filamento interno 17 e a carapaça 18.

Depois de limpá-los todos 19, pique-os com uma faca 20 para preparar o tartare. Transfira para uma tigelinha e tempere com óleo 21, sal e pimenta.

Misture bem e reserve na geladeira 22. Cozinhe a massa em água fervente salgada 23. Enquanto isso, em uma panela, adicione uma concha da água do cozimento 24.

Adicione um pouco do creme de limões 25 e misture para dissolvê-lo 26. Escorra a massa al dente e transfira para o molho 27.

Adicione mais uma concha da água do cozimento 28 e termine o cozimento. Desligue o fogo e acrescente a manteiga fria em cubos 29. Misture e prove a massa, se desejar um toque ainda mais limonoso, adicione mais creme de limões 30.

Misture novamente 31 e sirva nos pratos 32. Pegue o tartare de camarões e com uma colher forme uma quenelle 33.

Coloque sobre a massa 34, depois usando uma peneira, polvilhe o manjericão por cima 35. Os spaghetti estão prontos, agora é só servir 36.

Conservação

Recomendamos consumir a massa no momento. Você pode preparar o creme de limões e o tartare com algumas horas de antecedência.

O creme de limões pode ser conservado na geladeira, em um recipiente hermético, por 1-2 dias.

Conselho

Se não gostar de manteiga, pode misturar a massa com um fio de azeite extra virgem.

Não descarte os restos dos camarões, mas use-os para um caldo de camarão.

Ajuste a quantidade de creme de limões a ser utilizada, de acordo com seu gosto.

O creme de limões que sobra pode ser usado para enriquecer um molho citronette, por exemplo!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.