Tagliatelle com tomatinhos confit, cogumelos chiodini e pesto

/5

APRESENTAÇÃO

As tagliatelle representam um dos formatos de massa mais típicos da tradição gastronômica italiana, especificamente da culinária bolonhesa. Muitos podem ser os ingredientes que enriquecem este prato, exaltando sua bondade: das mais clássicas, e talvez mais conhecidas, tagliatelle ao ragu a delicados molhos à base de peixe e até de laranja! Em nossa receita, apresentamos uma variante que reúne os bons sabores da natureza e das estações: as tagliatelle com tomatinhos confit, chiodini e pesto. Este rico mix de ingredientes une uma nota picante, dada pelos tomatinhos, ao sabor único dos chiodini, cogumelos típicos do período outonal. Este tempero combina perfeitamente com boas tagliatelle de ovo feitas em casa: exatamente o que você precisa para criar um primeiro prato de lamber os dedos!

INGREDIENTES

Tagliatelle de ovo 250 g
Ingredientes para os tomatinhos confit
Tomates-cereja 350 g
Alho 1 dente
Tomilho 4 raminhos
Azeite virgem extra 20 g
Orégano 1 pitada - (seco)
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Açúcar 15 g
para o pesto
Sal grosso 1 pitada
Azeite virgem extra 100 g
Manjericão 50 g
Queijo pecorino 15 g - (para ralar)
Parmigiano Reggiano DOP 70 g - (para ralar)
Pinhões 15 g
para o molho
Cogumelos Chiodini 150 g
Alho 1 dente
Salsa quanto baste
Vinho branco 50 g
Sal fino quanto baste
para decorar
Pinhões quanto baste
Manjericão quanto baste

Preparação

Para preparar as tagliatelle com tomatinhos confit, chiodini e pesto, comece pelos tomatinhos confit: lave-os em água corrente abundante e depois seque-os com um pano de prato ou papel toalha; coloque-os em uma tábua de cortar e corte todos ao meio 1. Distribua-os em uma assadeira forrada com papel manteiga com o lado cortado voltado para cima. Neste ponto, prepare a mistura de tomilho e alho 2 e despeje sobre os tomatinhos junto com o orégano 3.

Salgue e apimente a gosto, depois adicione o açúcar, distribuindo-o de forma homogênea 4. Despeje um fio de azeite 5 e asse em forno estático pré-aquecido a 140° por cerca de 2 horas, até que a água dos tomatinhos evapore e eles fiquem ligeiramente dourados, mas não secos 6.

Enquanto isso, dedique-se ao pesto: limpe as folhas de manjericão com um pano macio e coloque-as em um mixer junto com o queijo ralado e uma pitada de sal. Adicione os pinhões 7 e o azeite de oliva, então acione o mixer até obter um creme denso 8. Transfira o pesto obtido para uma tigela e reserve. Proceda então com a preparação do tempero. Comece limpando os cogumelos: com uma faca afiada de lâmina lisa, remova a parte terrosa do caule, raspando com delicadeza até eliminar qualquer vestígio de terra 9; com um pincel, remova delicadamente os resíduos.

Enquanto isso, coloque uma panela com água abundante no fogo, que você usará para ferver os chiodini. Quando a água estiver prestes a ferver, deixe-os branquear por 15 minutos 10, eliminando a espuma que se forma na superfície durante o cozimento. Após o tempo necessário, desligue e escorra bem os cogumelos 11. Coloque no fogo uma panela antiaderente com o azeite e o dente de alho 12.

Quando o alho estiver dourado, remova-o e salteie os chiodini em fogo alto por 10 minutos, regando com vinho branco 13. Adicione a salsinha picada 14, ajustando o sal a gosto. Pouco antes do término do cozimento, adicione os tomatinhos confit e o pesto que você preparou 15. Neste ponto, desligue e misture bem com uma espátula para integrar bem todos os ingredientes.

Coloque uma panela com água salgada abundante no fogo. Quando a água estiver prestes a ferver, cozinhe as tagliatelle por 5 minutos ou pelo tempo indicado na embalagem 16 e depois escorra a massa. Misture as tagliatelle com o tempero 17, salteando tudo por no máximo 1-2 minutos. Por fim, emprate e sirva suas tagliatelle com tomatinhos confit, chiodini e pesto, decorando com os pinhões e algumas folhinhas de manjericão a gosto 18.

Conservação

Recomenda-se consumir as tagliatelle com tomatinhos confit, chiodini e pesto bem quentes no momento. Você pode congelar as tagliatelle cruas e cozinhá-las diretamente cruas. O tempero pode ser armazenado na geladeira coberto com filme plástico por no máximo 1-2 dias. Pode-se congelar apenas se você tiver utilizado ingredientes frescos, em um recipiente hermeticamente fechado.

Dica

A preparação dos tomatinhos confit é bastante demorada, mas certamente vale a pena: dará aquele toque de sabor a mais para completar este prato da melhor forma! Como alternativa, se preferir um sabor mais clássico, você pode simplesmente saltear os tomatinhos na frigideira. Se não conseguir encontrar os chiodini, pode optar por outro tipo de cogumelo, como por exemplo os champignons, disponíveis o ano todo.

Para um consumo seguro dos cogumelos

Para uma escolha, tratamento e conservação dos cogumelos corretos, remetemos às diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.