Terrina de cogumelos porcini

/5

APRESENTAÇÃO

Como transformar poucos ingredientes em uma entrada refinada? Se os protagonistas são os preciosos cogumelos porcini, a simplicidade é a carta vencedora. Acreditamos ter a receita certa: a terrina de porcini. A combinação de batatas e cogumelos, como se sabe, é uma garantia de sucesso: delicados e saborosos, os porcini combinam-se com o gosto suave e cheio das batatas, dando origem a um pudim de sabor sóbrio e perfeitamente equilibrado. Esta entrada é ideal para ser servida em fatias, decorada com um toque voluptuoso de fondue de Asiago. Irá deliciar seus amigos com esta iguaria macia e estimulante... e será imediatamente uma magia para o paladar!

 

Descubra também um acompanhamento assado simples, mas especial: cogumelos e batatas!

INGREDIENTES

Ingredientes para as batatas
Batatas 500 g
Tomilho 2 g
Alecrim 3 g
Alho 1 dente
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para os cogumelos porcini
Cogumelos porcini 650
Azeite virgem extra 30 g
Alecrim 3 g
Vinho branco 40 g
Ovos 4
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Manteiga 5 g - para untar
para o fondue de Asiago
Asiago 130 g
Farinha tipo 00 20 g
Manteiga 20 g
Leite inteiro 300 g

Preparação

Para preparar a terrina de porcini, comece preparando as batatas. Lave-as e descasque-as, depois corte-as em fatias e depois em tiras 1, e depois em cubos 2; reserve. Pique finamente o alecrim 3.

Refogue um dente de alho em uma frigideira antiaderente com óleo 4. Quando estiver dourado, retire-o 5, adicione o alecrim picado 6 e misture com o óleo.

Adicione as batatas 7 e ajuste o sal 8 e a pimenta. Aqueça em fogo moderado e continue mexendo as batatas para obter uma cozedura uniforme 8, até que veja uma leve crosta dourada na superfície: levará cerca de 5 minutos. Reserve.

Agora passe para a preparação dos porcini: com uma pequena faca, elimine a parte terrosa raspando-a 10. Se os cogumelos apresentarem pouca terra, você pode simplesmente removê-la com a ajuda de um pincel 11. Corte os porcini em fatias no sentido do comprimento 12.

Pegue outra frigideira antiaderente, aqueça um fio de óleo com o alecrim picado e adicione os porcini 13. Ajuste o sal 14 e a pimenta. Cozinhe em fogo moderado por cerca de 7-8 minutos, depois regue com o vinho branco 15.

Misture os cogumelos 16 até que estejam cozidos, com uma leve crosta na superfície e uma cor âmbar: levará mais 3 minutos. Coloque-os em uma tigela 17 e deixe esfriar por cerca de 10 minutos. Adicione as batatas à tigela também 18.

Adicione as folhas de tomilho lavadas e secas 19. Em uma tigelinha separada, bata os ovos com um garfo 20 e ajuste o sal 21.

Despeje os ovos batidos na tigela com batatas e cogumelos 22 e com um mixer de imersão, bata os ingredientes 23 até obter uma mistura homogênea. Misture bem os ingredientes 24.

Unte uma forma alta de 7 cm, larga de 10 cm, e longa de 27 cm 25 e forre-a com papel manteiga 26, aderindo bem o papel manteiga também nas bordas 27.

Despeje a mistura e nivele-a 28. Agora a terrina de porcini está pronta para ser assada em forno ventilado pré-aquecido a 200°C por 50 minutos 29. Enquanto a terrina de porcini assa, prepare o fondue de queijo. Em uma panelinha, aqueça o leite e depois derreta a manteiga em outra panelinha de fundo duplo 30.

Quando estiver completamente derretida, adicione a farinha aos poucos 31, mexendo bem com um batedor de mão para evitar a formação de grumos. Continue mexendo até que o roux esteja bem dourado. Adicione o leite morno 32, continuando a mexer até que o molho branco esteja espesso. Então desligue o fogo e adicione o Asiago ralado 33, derretendo-o também no molho branco com o batedor de mão.

Você deve bater a mistura até que esteja homogênea 34 e o queijo completamente derretido. Depois, transfira para uma garrafinha de cozinha e reserve. Após o tempo de cozimento, retire a terrina do forno (eventualmente faça o teste de cozimento com um palito) 35. Vire-a em um prato de servir 36, cuidando para remover o papel manteiga.

Corte algumas fatias 37 e com a garrafinha contendo o fondue, decore as fatias da terrina de porcini 38 e sirva-as mornas 39!

Conservação

É preferível consumir a terrina de porcini imediatamente. Se sobrar, guarde na geladeira coberta com filme plástico ou em um recipiente fechado hermeticamente.

Se você usou apenas ingredientes frescos e não descongelados, a terrina de porcini pode ser congelada depois de cozida.

Conselho

Quer dar um toque a mais a esta terrina de porcini? Regue os cogumelos com um pouco de conhaque!

Curiosidade

Já os antigos romanos reconheciam os porcini como um alimento requintado para ser apresentado às mesas dos imperadores! Na Idade Média, eram servidos também como uma iguaria para os Papas. Apesar da popularidade deste ingrediente, há lugares onde eles ainda não são consumidos, como a Escócia e a Noruega.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.