Tomates recheados
- Fácil
- 1 h 40 min
- Kcal 401
Os tomates gratinados são um acompanhamento feito no forno, de verão e com sabores mediterrâneos. Um clássico atemporal que pode ser facilmente combinado com pratos principais de peixe ou carne, uma maneira saborosa de saborear os tomates da estação. Fáceis e rápidos de preparar, esses tomates recheados são um salva-jantar perfeito que se inspira na receita tradicional dos Tomates gratinados à moda da Apúlia: uma vez cortados ao meio e esvaziados de sementes e polpa, os tomates são preenchidos com uma saborosa e aromática farofa feita com poucos giros de lâminas no processador. Não se preocupe: você pode fazê-los da mesma maneira mesmo sem um processador, talvez usando uma farinha de rosca rústica. A gratinação no forno garantirá a douração perfeita e em pouco tempo você levará à mesa um acompanhamento saboroso e genuíno ao mesmo tempo!
Descubra outras receitas apetitosas para preparar em casa com tomates:
Para preparar os tomates gratinados, lave os tomates, corte-os ao meio 1, extraia a polpa que você usará para o recheio e reserve as metades esvaziadas 3.
Escorra a polpa da água em excesso 4, depois pique-a com uma faca 5, em seguida escorra novamente para eliminar o excesso de água 6.
Corte grosseiramente o pão amanhecido 7 antes de triturá-lo no processador 8. Adicione a salsinha 9.
Adicione o dente de alho descascado e cortado ao meio (você pode remover o miolo antes de usá-lo) 10, as anchovas escorridas do óleo de conservação 11 e o queijo ralado 12. Tempere com uma pitada de sal, não exagere nesta fase devido à presença do queijo ralado.
Por fim, adicione o azeite 13 e a polpa dos tomates escorrida 14, triture tudo no processador até obter uma farofa homogênea 15.
Preencha cada metade de tomate com o recheio obtido 16, disponha os tomates em uma assadeira forrada com papel manteiga, regue levemente os tomates com azeite 17. Asse em forno ventilado a 200°C por 10-12 minutos, ou até dourar. Sirva os tomates gratinados quentes 18.