Torta al testo

/5

APRESENTAÇÃO

Um Massa para pão antiquíssimo, a torta al testo. Conhecida como "crescia" na região de Gubbio (não confundir com a crescia de queijo de Marche ou com a Crescia sfogliata), chamada “torta del panaro” ou “pizza sotto il fuoco” em Terni, é uma especialidade que pela aparência pode lembrar uma Piadina romagnola feita em casa. É servida em trattorias típicas da Úmbria acompanhada de frios mistos, linguiças grelhadas, verduras frescas e chicória refogada. Para os camponeses era um pão pobre mas substancioso, que se levava aos campos durante a colheita, a vindima ou a ceifa do trigo. O pão era um luxo, então precisava economizar e consumir diariamente um produto igualmente sustancioso e rápido de fazer. Originalmente os ingredientes para prepará-la eram farinha, água e sal. Nas receitas de hoje, adicionam-se fermento ou bicarbonato, há quem use farinha de milho ou quem acrescente até um ovo para dar mais cor e substância, quem leite para garantir maior maciez interna. O nome "torta al testo", enfim, deriva justamente do instrumento utilizado para cozinhar este pão simples: um disco de tijolo colocado sobre brasas ardentes. Hoje, pode-se usar uma chapa de ferro fundido no fogão de casa ou uma frigideira antiaderente (como a usada para a pizza na frigideira), embora neste caso o resultado não seja exatamente o mesmo.

Quer acompanhar a torta al testo com algo saboroso? Experimente:

Outra especialidade umbra para acompanhar frios:

 

INGREDIENTES
Ingredientes para 2 peças (com diâmetro de cerca de 25 cm)
Farinha tipo 00 500 g
Água 250 g
Azeite virgem extra 20 g
Sal fino 10 g
Bicarbonato de sódio 5 g

Preparo

Para preparar a torta al testo, coloque em uma tigela a farinha e o bicarbonato 1, depois adicione o sal 2 e a água 3.

Acrescente também o óleo 4 e misture com uma colher para amalgamar os ingredientes 5, então transfira a mistura para a bancada e continue a sovar 6.

Quando a massa estiver lisa e homogênea, transfira-a para a tigela 7, cubra com filme plástico e deixe descansar na geladeira por 30 minutos. Decorrido esse tempo, aqueça em fogo baixo a panela apropriada (a chapa). Retome a massa e com uma espátula divida-a em 2 porções de cerca de 350 g cada 8. Estenda cada porção com o rolo até obter um disco com diâmetro de cerca de 25 cm 9.

Coloque um disco de massa na chapa quente 10 e cozinhe em fogo baixo por poucos minutos. Quando começarem a surgir manchas marrons na parte inferior 11, vire do outro lado e cozinhe por mais alguns minutos 12. Retire a torta al testo da panela e deixe amornar enquanto continua a cozinhar a segunda. Sua torta al testo está pronta para ser cortada ao meio e recheada!

Conservação

A torta al testo se conserva em temperatura ambiente por 2 dias, fechada em um recipiente hermético.

Conselho

Se você não tem a chapa, pode cozinhar este típico Pão na frigideira antiaderente.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.