Torta de avelã

/5

APRESENTAÇÃO

O sabor amanteigado das avelãs, que lembra vagamente o do cacau, tem a capacidade de conquistar nossos sentidos. Essas delícias são as protagonistas indiscutíveis de muitas receitas, como os muffin de avelã ou o sorvete de avelã e do delicioso bolo de avelã, de origem piemontesa, que apresentamos hoje! Devido ao seu sabor tão delicado e ainda assim saboroso, e seu aroma de avelãs que imediatamente nos conquistou, fatia após fatia, não fomos capazes de guardar nem um pedacinho para o café da manhã!
Este doce é feito em várias versões, como a nossa que é baixa e crocante. Caso contrário, existe uma alta e fofa, algumas apresentam farinha de trigo e, por fim, há aquelas sem farinha e aquelas com deliciosas gotas de chocolate. Mas também a maneira de saboreá-la pode variar, simples ou polvilhada com açúcar de confeiteiro, sem falar dos mais gulosos que adoram acompanhar uma bela fatia com um bom bicerin ou com zabaione.
Estão prontos para assar este bolo de avelã? Nós estamos, aqui está a receita!

INGREDIENTES
Para uma forma de 24 cm
Nozes inteiras sem pele 150 g
Farinha tipo 00 150 g
Manteiga 150 g - em temperatura ambiente
Açúcar 150 g
Fermento químico em pó 8 g - (meia embalagem)
Ovos 2 - em temperatura ambiente
Açúcar de confeiteiro quanto baste - a gosto para a superfície

Preparo

Para preparar o bolo de avelã, comece colocando estas últimas em um processador 1. Você deve triturá-las não muito finamente, por isso use a função pulse, isto é, pulsos repetidos, para obter uma mistura granulosa e então reserve 2. Enquanto isso, passe para o resto dos ingredientes. Coloque a manteiga cortada em pedaços e amolecida à temperatura ambiente em uma batedeira com batedores (se você não tiver, pode usar um batedor elétrico) junto com o açúcar 3.

Acione os batedores por cerca de dez minutos até obter uma mistura clara e espumosa, em seguida comece a adicionar aos poucos os ovos levemente batidos 4. Lembre-se de não adicioná-los todos de uma só vez, caso contrário, a mistura terá dificuldade para crescer, então adicione a quantidade seguinte somente quando a anterior tiver sido completamente absorvida 5. Enquanto isso, peneire a farinha e o fermento 6.

e, com os batedores ainda em funcionamento, adicione uma colher de cada vez à mistura 7: como antes, adicione a seguinte quando a anterior tiver sido absorvida. Então é a vez das avelãs que você pode adicionar todas de uma vez 8 e continuar misturando até serem absorvidas 9.

Desligue os batedores e pronto, sua massa está pronta 10. Unte e enfarinhe uma forma de 24 cm, depois despeje a mistura dentro 11 e nivele bem para ter uma base homogênea. Você pode bater levemente a forma na bancada para assentar a mistura. O bolo está pronto para assar em forno pré-aquecido, na prateleira mais baixa (não em contato com a base), em modo estático a 180° por cerca de 30 minutos 12, depois pode continuar a 170° por mais 10 minutos. Os tempos podem ser ajustados de acordo com a potência do seu forno.

Depois de assado o doce, deixe esfriar completamente antes de desenformar 13, depois coloque-o em um prato de servir e, se preferir, polvilhe com açúcar de confeiteiro 14. Seu bolo de avelã está pronto para ser servido 15!

Conservação

O bolo de avelã pode ser conservado na geladeira por no máximo 2-3 dias ou sob uma cúpula de vidro em um local fresco.

Se preferir, pode congelá-lo, neste caso é recomendável cortá-lo já em fatias.

Conselho

Se você quiser deixar o bolo de avelã ainda mais rústico, pode adicionar algumas avelãs cortadas ao meio na massa ou gotas de chocolate!

Para uma versão aromatizada com café, inspire-se na nossa receita de bolo de café!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.