Torta de damasco e creme

/5

APRESENTAÇÃO

Por que escolher entre doce ou fruta no final da refeição quando você pode ter ambos com esta deliciosa torta com damascos e creme? A típica Torta de geléia de damasco da vovó se enriquece com o sabor fresco das frutas de verão, que além de dar um toque de doçura e cor, torna este bolo também requintado em sua elegante apresentação. Você encontrará aqui também uma crosta crocante de Massa podre que envolve um suave Creme de confeiteiro perfumado com limão. Tudo isso coberto por damascos frescos, levemente caramelizados. Deixe-se tentar por esta variante deliciosa da clássica Torta de frutas e surpreenda seus convidados!

Deixe-se inspirar por outras deliciosas receitas de doces com frutas:

INGREDIENTES

Farinha tipo 00 250 g
Manteiga 125 g
Açúcar de confeiteiro 100 g
Ovos 60 g - (1 médio)
Casca de limão 1
para o creme
Leite inteiro 250 g
Açúcar 60 g
Gemas 36 g - (cerca de 2)
Farinha tipo 00 30 g
Casca de limão ½
para decorar
Damascos 500 g
Açúcar mascavo 2 colheres
Hortelã quanto baste

Preparação

Para preparar a torta com damascos e creme, comece a preparar a massa quebrada com o método de sablage. Coloque a farinha em um processador com a manteiga fria cortada em pedaços 1. Ligue as lâminas várias vezes, obtendo uma mistura arenosa. Neste ponto, adicione o açúcar, o ovo ligeiramente batido 2 e as raspas de limão 3. Ligue novamente as lâminas por alguns segundos e em baixa velocidade.

Quando a mistura estiver homogênea 4, transfira para a superfície de trabalho. Compacte rapidamente com as mãos formando um bloco 5 e envolva em filme plástico. Deixe descansar na geladeira por pelo menos meia hora. Enquanto isso, prepare o creme de confeiteiro. Coloque o leite integral em uma panela com as raspas de meio limão e aqueça em fogo baixo 6.

Em uma tigela, coloque o açúcar e as gemas 7, bata com um batedor até obter um creme liso e claro. Adicione também a farinha peneirada 8 e misture novamente para ter uma mistura homogênea. Adicione, aos poucos, o leite aquecido, coando com uma peneira 9 e misture o creme com o batedor.

Despeje a mistura em uma panela antiaderente e mexa com uma colher enquanto cozinha em fogo baixo 10. Deixe o creme de confeiteiro cozinhar, sem parar de mexer, até engrossar 11. Isso levará poucos minutos. Transfira o creme para uma tigela, cubra com filme plástico em contato e deixe esfriar 12.

Retome a massa quebrada e abra-a entre duas folhas de papel manteiga levemente enfarinhadas com o rolo 13. Forre com a massa uma forma de torta de 24 cm de diâmetro, previamente untada. Corte o excesso de massa 14, com uma faquinha. Fure com os dentes de um garfo 15.

Cubra então a massa quebrada com uma folha de papel manteiga e despeje sobre ela feijões secos ou esferas de cerâmica 16. Asse a massa quebrada no forno pré-aquecido a 180°C em modo estático na prateleira do meio do forno por cerca de 15 minutos. Retire do forno, tire o papel manteiga com os feijões secos 17 e deixe esfriar. Lave e seque bem os damascos. Corte-os ao meio e retire o caroço 18.

Espalhe o creme resfriado no centro da torta e nivele usando as costas de uma colher 19. Disponha as metades dos damascos com a parte da casca voltada para cima 20. Polvilhe com açúcar mascavo. Asse em forno estático pré-aquecido a 180°C por cerca de 25 minutos, assim os damascos ficarão mais macios e levemente caramelizados. Retire do forno e deixe esfriar completamente. Transfira para um prato de servir e decore a torta com damascos e creme com folhinhas de hortelã 21.

Conservação

A torta com damascos e creme pode ser conservada na geladeira por alguns dias. Você pode preparar antecipadamente tanto a massa quanto o creme.

Conselho

Você pode substituir as folhinhas de hortelã por amêndoas trituradas ou em lascas. Para fazer a massa quebrada, você pode usar a batedeira em vez do processador, ou alternativamente, amassar à mão, cuidando para trabalhar a massa rapidamente para não aquecê-la excessivamente. Se tiver, use uma forma com fundo removível e superfície perfurada, mas outras formas de vidro pirex, cerâmica ou antiaderentes também são adequadas para o forno.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.