Torta mimosa sem glúten

/5

APRESENTAÇÃO

O Dia da Mulher está chegando e como homenageá-la, se não com um Torta mimosa clássica? Hoje, preparamos um bolo mimosa sem glúten, pensando naquelas que são intolerantes, mas também em todas as outras mulheres: este bolo é tão bom que vai agradar a todas! Para fazê-lo, criamos um Pão de Ló sem glúten, utilizando amido de milho no lugar da farinha, embebido depois com uma Como fazer calda para bolos de limão e recheado com um delicioso creme diplomático! Os cubos de pão de ló usados para cobrir este típico doce do dia 8 de março simbolizam as flores de mimosa que tradicionalmente são dadas a todas as mulheres neste dia. O bolo mimosa é realmente delicioso, experimente também fazer porções individuais, inspirando-se nos nossos Cupcake mimosa!

Para enriquecer seu bolo mimosa sem glúten, você pode adicionar pedaços de abacaxi no creme, assim como fizemos no Bolo mimosa de abacaxi.

Descubra também como preparar o rocambole mimosa e a torta mimosa!

Se procura um doce de despensa para todos os dias, experimente nosso Bolo sem glúten.

INGREDIENTES

Ingredientes (para 2 bolos sem glúten de 18 cm)
Ovos 275 g - (cerca de 5 à temperatura ambiente)
Açúcar 150 g
Amido de milho sem glúten 150 g
Fava de baunilha 1
para o creme diplomático sem glúten
Gemas 3 - (de ovos médios)
Leite inteiro 250 g
Amido de milho sem glúten 30 g
Açúcar 90 g
Creme de leite fresco líquido 150 g
para a calda
Água 100 g
Açúcar 100 g
Casca de limão 1
para decorar
Creme de leite fresco líquido 150 g
Flores comestíveis quanto baste

Preparação

Para preparar o bolo mimosa sem glúten, coloque na tigela da batedeira os ovos, o açúcar e as sementes da vagem de baunilha 1. Reserve a vagem vazia, será usada posteriormente. Ligue a máquina e trabalhe os ingredientes com o batedor de arame por cerca de 10 minutos até obter uma mistura espumosa 2. Neste ponto, peneire o amido de milho peneirado

e incorpore-o delicadamente à mistura, mexendo de baixo para cima com um batedor 4. Unte e forre o fundo de duas formas de 18 cm com papel manteiga. Despeje a massa nas duas formas em igual proporção 5. Asse em forno estático pré-aquecido a 180° C por 25 minutos. Sempre faça o teste do palito, depois desenforme os dois pães de ló 6,

e vire-os ainda quentes sobre uma grade 7. Retire delicadamente o papel manteiga e deixe esfriar por 1 hora à temperatura ambiente. Enquanto isso, prepare o creme de confeiteiro. Despeje o leite em uma panela e adicione a vagem de baunilha previamente esvaziada 9. Aqueça no fogo até ferver.

Enquanto isso, despeje as gemas e o açúcar em outra panela 10, mexa bem com um batedor 11 até obter uma mistura homogênea. Adicione também o amido de milho 12

e mexa novamente até incorporá-lo ao restante 13. Quando o leite atingir a fervura, despeje um pouco sobre a mistura de ovos e mexa 14. Adicione o restante do leite quente e mexa novamente. Leve a panela ao fogo e continue mexendo, cozinhando em fogo baixo 15

até que o creme engrosse 16, levará poucos minutos. Transfira o creme de confeiteiro para uma tigela, cubra com filme plástico em contato direto 17 e deixe esfriar primeiro à temperatura ambiente, depois na geladeira por uma hora 17. Prepare agora a calda. Despeje o açúcar e a água em uma panela 18.

Adicione também a casca de limão 19 e leve a ferver no fogo. Deixe ferver em fogo baixo por 3 minutos. Em seguida, retire do fogo e deixe esfriar à temperatura ambiente. Quando o creme estiver bem frio, bata 300 g de creme de leite fresco usando o batedor elétrico 21.

Retire 150 g de chantilly e adicione ao creme 22. Guarde o restante na geladeira. Misture com um batedor manual delicadamente 23 até obter um creme homogêneo 24.

Transfira-o para um saco de confeitar 25. Pegue um dos pãos de ló e corte-o ao meio usando uma faca longa serrilhada 26. Mergulhe um pincel de cozinha na calda e use-o para molhar a base do pão de ló 27.

Recheie com o creme diplomático sem glúten, colocando mais no centro para formar uma cúpula 28. Coloque a outra metade do pão de ló sobre o creme, com a parte do corte voltada para você e aperte levemente nas laterais com os dedos para criar bem a cúpula 29. Molhe a parte superior do bolo com a calda 30.

Pegue o segundo pão de ló e, usando uma faca longa serrilhada, corte-o completamente, para eliminar as partes escuras 21. Depois, corte fatias de 1 cm de espessura 32. Destas, corte tiras de 1 cm e, por último, corte cubos de 1x1 cm 33.

Pegue o chantilly reservado e use-o para cobrir todo o bolo, ajudando-se com uma espátula 34. Em seguida, cubra com os cubos de pão de ló, fazendo-os aderir bem ao chantilly 35 e decore com flores frescas comestíveis 36.

Conservação

O bolo mimosa sem glúten pode ser conservado na geladeira por 3 dias.

Conselho

Se não conseguir encontrar flores comestíveis, decore o doce com frutas vermelhas frescas!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.