Cozido na panela de pressão
- Fácil
- 55 min
- Kcal 235.8
A lagosta é o crustáceo nobre por excelência e se destaca pela delicadeza de suas carnes; é de fato o produto pesqueiro mais valioso.
É um produto muito delicado e caro, justamente porque não pode ser armazenado durante as expedições nos diversos mercados, mas deve ser mantido e comercializado ainda vivo para garantir sua frescura: geralmente a lagosta é cozida inteira e viva, tendo o cuidado de enxaguá-la previamente em água corrente, mas se este método lhe deixa hesitante, seria melhor comprá-la congelada, mesmo que suas carnes doces, firmes e ricas em sucos não mantenham as mesmas características após o congelamento.
Para o cozimento, lembre-se de calcular cerca de 10-12 minutos para cada meio quilo de crustáceo.
Em uma panela grande, prepare um court-bouillon levando a água para ferver junto com todos os temperos e o sal; deixe ferver por cerca de vinte minutos e depois adicione o vinho. Assim que ferver novamente, coloque a lagosta viva na panela depois de amarrar a cauda, dobrando-a para frente contra o abdômen, ou amarre-a a uma concha de madeira para que não se dobre durante o cozimento. Cozinhe por cerca de vinte e cinco minutos em fogo bem baixo, apenas para a água tremeluzir; em seguida, deixe esfriar imersa em seu court-bouillon.
Quando estiver fria, escorra e divida-a em duas partes cortando-a ao meio a partir da parte superior da cabeça e continuando em direção à cauda: retire o saco negro de areia que está na cabeça e o intestino amargo que fica no meio da cauda.
Remova a carne, corte em fatias e coloque novamente na casca, decorando e preenchendo o vazio da cabeça com ramos de salsa ou com o molho de sua preferência (uma Maionese, ou um molhinho à base de limão, azeite de oliva extravirgem, sal e pimenta, ou ainda um molho tártaro ou molho cocktail). Se desejar, pode decorar o prato de servir com folhas de alface, ovos cozidos em fatias e tomatinhos recheados de maionese.