Aspargos à milanesa

/5

APRESENTAÇÃO

Os aspargos à milanesa são um prato principal de origem lombarda que se transformou em um grande clássico, tão amado que é consumido até no resto do país.
Na Lombardia, o território é muito favorável ao crescimento espontâneo deste legume, cujo nome nos dialetos locais varia de aspars a sparg e sparse. Quando chega a primavera, de fato, os encontramos em muitos pratos, tradicionais e não: desde a mais simples frittata de aspargos até os indispensáveis aspargos à milanesa!

Aproveite a temporada de primavera para preparar também estas deliciosas receitas:

  • Aspargos ao forno
  • Aspargos sobre creme de ricota e feijão cannellini
  • Aspargos na frigideira
  • Nuvens de ovo e aspargos

 

INGREDIENTES
Ovos 4 - médias
Grana Padano DOP 4 colheres - (para ralar)
Pimenta preta quanto baste
Espargos 1,6 kg
Manteiga 15 g

Preparo

Lave os aspargos sob água corrente 1, seque-os 2 e, usando uma faca afiada, corte as partes brancas e mais duras 3 dos talos

e com um descascador 4 ou uma faquinha elimine a parte externa para facilitar o cozimento; junte os aspargos limpos em um maço 5, amarrando-os com barbante de cozinha, depois coloque os aspargos verticalmente em uma panela alta e estreita 6 contendo 4 litros de água; desta forma, os talos cozinharão na água e as pontas cozinharão no vapor. Deixe cozinhar os aspargos até ficarem macios.

Enquanto isso, prepare os ovos ciarighì (ou seja, fritos) derretendo a manteiga em uma frigideira e colocando o ovo 7 sem quebrá-lo, para que cozinhe como ovo frito (Recomendamos cozinhar um ovo de cada vez). Assim que o ovo estiver cozido (a gema deve permanecer um pouco mole), retire-o da frigideira e reserve, e na mesma frigideira coloque os aspargos escorridos 9 (recomendamos cozinhar uma porção de aspargos de cada vez),

dispondo-os em formato de raio na frigideira com as pontas no centro e cubra-os com os ovos 10; salgue, apimente 11 e polvilhe com Grana Padano DOP 12, depois cozinhe em fogo baixo até derreter parcialmente o queijo, e sirva os aspargos à milanesa ainda quentes.

Conservação

É melhor consumir os aspargos à milanesa recém-preparados. Se desejar, você pode preparar os aspargos já cozidos em um recipiente hermético na geladeira, e em um segundo momento acompanhá-los com o ovo ciarighì recém-preparado!

Conselho

Para cozinhar melhor os aspargos em uma panela alta e estreita, amarre-os com um barbante, para que durante o cozimento eles não se movam e não corram o risco de quebrar, ou cozinhe-os no cesto de aço apropriado, ou mudando de panela, coloque-os deitados em uma panela larga o suficiente para contê-los.

Recomendamos cozinhar os ovos um de cada vez e cozinhar os aspargos já divididos em porções na frigideira, assim será mais fácil controlar o cozimento e obter perfeitos aspargos à milanesa!

A combinação de ovos e vegetais é muito saborosa e nutritiva e se você é fã deste tipo de prato principal, recomendamos experimentar também alho-poró e ovos ao forno ou ovos no pimentão!

Curiosidade

A colheita dos aspargos, feita com uma ferramenta especial em forma de colher, é confiada a pessoas experientes que são tanto mais habilidosas quanto, nesta operação, conseguem mover a menor quantidade de terra, uma precaução que simplifica muito os procedimentos de limpeza antes do cozimento.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.