Bacalhau frito com creme de abacate

/5

APRESENTAÇÃO

O Bacalhau frito é um must das festas, mas nesta versão você poderá exibi-lo também para as ocasiões mais românticas e especiais: bacalhau frito com creme de abacate! Um prato principal de aparência cativante e colorida, servido com crocantes chips de polenta e um simples molho de framboesa, para um toque de acidez. Graças ao uso do Panko caseiro, o típico pão ralado japonês, a fritura fica leve e arejada e contrasta com a consistência cremosa do abacate. Para uma apresentação impactante, além disso, adicionamos lascas de amêndoas e flores comestíveis, que tornam o bacalhau frito com creme de abacate um prato de grande efeito, ideal também como entrada!

Se você gosta de bacalhau frito, não perca estas variações:

INGREDIENTES

Para o bacalhau frito
Bacalhau dessalgado 500 g
Panko 250 g
Farinha tipo 00 100 g
Ovos 2 - médias
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o creme de abacate
Abacate 2 - maduros
Suco de limão 1
Pimenta fresca 1
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para as chips de polenta
Farinha instantânea para polenta 50 g
Água 250 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Para o molho de framboesa
Framboesas 300 g
Água quanto baste
Para fritar
Óleo de amendoim quanto baste
Para decorar
Amêndoas em lâminas quanto baste - torradas
Tomilho quanto baste
Manjerona quanto baste
Flores comestíveis quanto baste

Preparação

Para preparar o bacalhau frito com creme de abacate, primeiro prepare a polenta para fazer as chips: em uma panela, leve a água para ferver com um fio de óleo e uma pitada de sal, depois adicione gradualmente a farinha de milho enquanto mexe com um batedor 1. Abaixe um pouco o fogo e deixe engrossar o composto enquanto continua mexendo com o batedor 2. Assim que atingir a consistência desejada, despeje a polenta no centro de uma folha de papel manteiga 3.

Cubra com outra folha de papel manteiga 4 e estenda a polenta com um rolo para deixá-la bem fina. Transfira tudo para uma assadeira 5 e asse em forno ventilado pré-aquecido a 180º por cerca de 30 minutos. Após esse tempo, retire do forno e deixe esfriar 6.

Enquanto a polenta está no forno, você pode se dedicar ao bacalhau: ele já estará dessalgado, mas enxágue-o novamente em água corrente e depois seque-o. Retire a pele com uma faca bem afiada, tentando não remover muita polpa 7. Corte a polpa em pedaços de cerca de 3-4 cm 8. Em uma tigela, tempere os ovos com sal e pimenta 9, depois bata-os com um garfo. Coloque a farinha e o panko em outras 2 tigelas e prossiga com o empanamento.

Passe os pedaços primeiro na farinha, cuidando para remover o excesso 10, depois no ovo 11 e, por fim, no panko 12.

À medida que empanar o bacalhau, disponha os pedaços em uma travessa 13. Coloque a travessa na geladeira e prepare o creme de abacate: divida o abacate ao meio 14, retire a polpa e coloque-a em uma tigela, depois adicione o suco do limão 15.

Adicione também a pimenta picada e sem sementes 16, sal e pimenta 17. Amasse tudo com um garfo para transformá-lo em creme 18. Coloque também o creme de abacate na geladeira, coberto com filme plástico.

Por último, prepare o molho de framboesa: coloque as framboesas em uma panela 19, adicione um pouco de água 20 e cozinhe por cerca de 5 minutos em fogo médio 21.

Quando as framboesas estiverem macias, despeje-as em uma peneira posicionada sobre uma tigela 22 e pressione com uma espátula para peneirá-las e eliminar as sementes 23 24.

Você está pronto para fritar: pegue a polenta e corte-a em retângulos 25. Aqueça o óleo vegetal a uma temperatura de 180º e frite poucos pedaços por vez até dourar 26, depois escorra sobre papel toalha 27.

No mesmo óleo, frite também os pedaços de bacalhau 28 e, uma vez dourados, escorra-os sempre sobre papel toalha 29. Salgue a gosto 30.

Agora você pode montar o prato: com a ajuda de 2 colheres de chá, faça quenelles de creme de abacate 31, depois adicione as chips de polenta 32 e algumas gotas de molho de framboesa 33.

Complete com lascas de amêndoas torradas 34 e algumas folhas de tomilho e manjerona. Se desejar, pode decorar com flores comestíveis à vontade 35. Seu bacalhau frito com creme de abacate está pronto para ser servido 36!

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente o bacalhau frito com creme de abacate.

Se desejar, você pode adiantar algumas horas nas preparações e conservá-las na geladeira, para depois fritar no último momento,

Dica

Se o abacate não estiver maduro o suficiente para ser amassado com um garfo, você pode batê-lo com um mixer de imersão.

Você pode comprar o bacalhau já dessalgado, ou fazê-lo em casa seguindo nossas instruções sobre Como dessalgar o bacalhau.

Para uma saborosa variação com salmão, recomendamos a receita de Salmão crocante com panko!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.