Bolacha de espelta

/5

APRESENTAÇÃO

De vez em quando, aqui na redação, nos divertimos criando lanches saborosos com ingredientes alternativos para ataques de fome fora de hora: depois dos taralli gengibre e cúrcuma, que unem a tradição à inovação, e dos cracker de teff, ideais para quem segue uma dieta sem glúten, hoje vamos aguçar seu apetite com deliciosos crackers de espelta! Particularmente saborosos graças à crocante mistura de sementes com que são polvilhados na superfície, os crackers de espelta vão te conquistar com sua fragrância e simplicidade, devido ao uso de ingredientes genuínos e ricos em fibras. Pequenos o suficiente para serem comidos em uma só mordida, são o lanche ideal para estudantes e trabalhadores petiscarem no meio da manhã ou à tarde... há apenas uma contraindicação: são tão bons que você não vai conseguir parar!

Experimente também os atraentes Cracker de beterraba!

INGREDIENTES

Ingredientes para cerca de 40 bolachas
Farinha de espelta 250 g
Vinho branco seco 80 g
Azeite virgem extra 50 g
Manteiga 25 g - frio de geladeira
Tomilho 3 raminhos
Sal fino 6 g
para pincelar e temperar
Água quanto baste
Sal grosso 8 g - (opcional)
Sementes de papoula 5 g
Sementes de girassol 5 g
Semente de linho 5 g

Preparo

Para preparar os crackers de espelta, comece colocando a farinha de espelta em uma tigela grande, adicione o sal fino 1 e as folhas de tomilho fresco 2 e misture bem. Junte a manteiga 3

e misture-a à farinha, esfarelando com as mãos 4, depois adicione o vinho branco 5 e o azeite de oliva 6 e continue trabalhando a mistura com as mãos.

Quando a massa estiver bem compacta, transfira-a para uma superfície de trabalho levemente enfarinhada 7 e abra-a com um rolo até obter uma folha de 28x24 cm com espessura de cerca de 4-5 mm. Fure a massa com um rolo furador apropriado 8 ou com os dentes de um garfo, em seguida, divida-a em quadrados de cerca de 4 cm de lado utilizando uma roda cortadora ondulada 9: no total, você deve obter cerca de 38 crackers.

Neste ponto, misture em uma tigelinha as sementes de papoula, o sal grosso (se preferir, pode omiti-lo ou reduzir as quantidades) 10, as sementes de girassol 11 e as sementes de linhaça 12 e misture com uma colherzinha.

Transfira os quadrados de massa para uma assadeira forrada com papel manteiga e pincele-os com um pouco de água 13, depois polvilhe a superfície com a mistura de sementes e sal grosso, pressionando delicadamente com as mãos para que adira 14. Asse em forno estático pré-aquecido a 170° por cerca de 25 minutos, na prateleira do meio do forno. Uma vez assados, deixe-os esfriar, e então seus crackers de espelta estarão prontos para serem saboreados 15!

Conservação

Os crackers de espelta ao vinho podem ser conservados em temperatura ambiente, dentro de um pote, por cerca de uma semana. Aconselha-se não congelar.

Dica

Se preferir, você pode substituir a farinha de espelta pela farinha integral e aromatizar ainda mais seus crackers acrescentando cúrcuma ou curry em pó à massa!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.