Bolinho de brócolis com molho de queijo de cabra

/5

APRESENTAÇÃO

Esses pequenos suflês de brócolis com molho de queijo de cabra podem ser servidos como uma entrada deliciosa, sendo uma ótima opção de inverno também para vegetarianos. Para a temporada mais quente, você pode experimentar nossos suflês de ricota, acompanhados de um saboroso molho de pimentão.

Os suflês são preparados passando os brócolis cozidos na água por uma peneira e adicionando o purê obtido ao molho bechamel, queijo e gemas; as claras batidas em neve são incorporadas por último e a mistura será despejada em forminhas que vão ao forno a 180°C por cerca de 40 minutos.

Uma vez assados, os suflês serão servidos com um delicioso e simples molho de queijo de cabra.

Se você ama esses vegetais, experimente também:

  • Brócolis gratinados
  • Macarrão gratinado com brócolis e bacon
  • Torta de batata e brócolis

 

INGREDIENTES

Ingredientes para 10 bolinhos
Brócolis 1 ½ kg
Pimenta branca quanto baste - para moer na hora
Sal fino quanto baste
Ovos 2
Grana Padano DOP 40 g - para ralar
Manteiga - para as formas
Ingredientes para o molho bechamel
Leite inteiro 250 ml
Manteiga 30 g
Farinha tipo 00 25 g
Noz-moscada 1 pitada - para ralar
Sal fino quanto baste
Ingredientes para o molho de queijo de cabra
Cabra 250 g
Leite inteiro quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta branca quanto baste - para moer na hora

Preparo

Para preparar os suflês de brócolis, comece limpando os brócolis: separe as flores do caule 1, então lave-as e reserve. Descasque os caules dos brócolis e corte-os em pedaços. Cozinhe então os brócolis em bastante água fervente 2, depois escorra os vegetais e deixe-os em uma peneira, para que toda a água em excesso escorra 3.

Passe os brócolis por um passa-verduras 4 (exceto algumas flores que você guardará para decorar os pratos), recolhendo o purê em uma tigela. Enquanto isso, prepare o molho bechamel derretendo a manteiga em uma panela, adicionando a farinha, que você deixará dourar em fogo médio por alguns instantes; adicione o leite e mexa em fogo baixo até o molho engrossar, depois adicione o sal e a noz-moscada ralada 5, então desligue o fogo.
Adicione ao purê de brócolis o molho bechamel 6

o queijo ralado 7 e as duas gemas de ovo 8 (reserve as claras); misture os ingredientes, ajuste o sal e adicione pimenta. Bata as claras em neve firme e incorpore-as delicadamente à mistura de brócolis com uma espátula de borracha 9, tomando cuidado para não desmanchar a preparação.

Unte as forminhas com manteiga e preencha-as com a mistura obtida; coloque uma assadeira no fogo que possa conter as forminhas e encha-a com água até um terço da sua altura: quando a água começar a ferver, desligue o fogo, mergulhe as forminhas em banho-maria 10 e leve ao forno já aquecido a 180°C por cerca de 40 minutos. Dez minutos antes do final do cozimento, prepare o molho de queijo de cabra: coloque o queijo em pedaços em uma panela em fogo bem baixo e adicione um pouco de leite 11, o suficiente para derreter o queijo de cabra e formar um creme mais ou menos denso, dependendo do gosto. Salgue, adicione pimenta branca moída na hora 12 e mexa até obter um creme homogêneo e sem grumos.
Retire as forminhas do forno e, usando pinças ou luvas, mergulhe-as em um banho-maria de água fria por alguns segundos, para resfriá-las rapidamente. Vire as forminhas sobre os pratos de servir, para extrair os pequenos suflês.
Espalhe o molho de queijo de cabra sobre os suflês de brócolis e decore os pratos com as pequenas flores de brócolis cozidas reservadas. Sirva imediatamente.

Dica

Os suflês de brócolis que sobrarem ficarão deliciosos até no dia seguinte! Guarde-os na geladeira nas forminhas cobertas com papel alumínio; na hora de usar, desenforme-os e aqueça-os no microondas, depois sirva-os acompanhados pelo molho de queijo.

Em vez de preparar várias forminhas pequenas, você pode optar por uma única forma grande, variando o tempo de cozimento de acordo com o molde escolhido.

Em vez de usar queijo de cabra, você pode optar por outro queijo de sua preferência, como taleggio, gorgonzola, etc.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.