Bomboloni de pistache

/5

APRESENTAÇÃO

Doces, macios e redondos, para o café da manhã ou a qualquer momento do dia, os bomboloni são uma verdadeira delícia para todas as idades! Vocês já provaram nossos bomboloni de pistache? Se a resposta for não, então recuperem e comecem a trabalhar imediatamente... em apenas 3 horas vocês poderão saborear toda a sua gostosura e temos certeza de que vocês vão se apaixonar à primeira mordida! Geralmente recheados com creme, ou no caso dos krapfen com geleia, a regra é uma: os bomboloni devem estar cheios e explodir mordida após mordida! Na variação de pistache que propomos hoje, adicionamos a farinha de pistache diretamente na massa e, uma vez fritos, os recheamos com um delicioso creme de pistache, pronto ou feito em casa! Podemos garantir que será impossível resistir!

Descubra também esses fermentados doces:

  • bomboloni assados
  • rosquinhas macias
  • donuts
  • graffe

INGREDIENTES

para 10 bomboloni
Farinha tipo 00 500 g
Farinha de pistache 50 g
Açúcar 40 g
Água 160 g
Fermento biológico fresco 15 g
Ovos 120 g - (cerca de 2)
Manteiga 40 g
Sal fino 6 g
para fritar
Óleo de sementes quanto baste
para rechear e decorar
Creme de pistache 500 g - cremoso
Açúcar de confeiteiro quanto baste

Preparação

Para preparar os bomboloni de pistache na tigela de uma batedeira, coloque a farinha 1, a farinha de pistache 2 e o açúcar 3.

Adicione também o sal 4 e o fermento fresco esfarelado com as mãos 5. Adicione uma parte da água e comece a amassar com o gancho 6.

Adicione os ovos levemente batidos, despejando-os em fio 7 e, lentamente, adicione também a água restante 8. Trabalhe até obter uma massa homogênea; quando se descolar das paredes da batedeira, adicione a manteiga aos poucos 9.

Continue amassando até que seja completamente absorvido e a massa fique bem ligada 10. Transfira para uma bancada 11 e cubra com uma tigela 12. Deixe descansar por 5 minutos.

Faça dobras 13 para dar força à massa, depois forme uma bola 14 e transfira para uma tigela. Cubra com filme plástico 15 e deixe crescer por 2 horas à temperatura ambiente.

Quando a massa estiver crescida 16, transfira para uma bancada levemente enfarinhada 17. Abra com um rolo 18 até obter uma espessura de 1 cm.

Utilizando um cortador de 9 cm, faça 10 discos 19, levante-os delicadamente com as mãos 20 e transfira-os para uma bandeja forrada com quadrados de papel manteiga. Cubra com filme plástico 21 e deixe crescer por mais 30 minutos. Não descarte os pedaços de massa, mas corte-os e coloque-os em outra bandeja. Depois você poderá fritá-los também.

Quando os discos estiverem bem crescidos 22, aqueça bastante óleo de sementes em uma panela, levando-o à temperatura de 160-165°C. Assim que atingir a temperatura, levante o primeiro bombolone, também levantando o papel manteiga. Mergulhe no óleo quente 23 e, após alguns segundos, com uma pinça, retire o papel manteiga que se soltará da massa 24.

Cozinhe um par de bomboloni de cada vez para não abaixar muito a temperatura. Regue com o óleo quente também a parte superior dos bomboloni 25; assim eles crescerão melhor. E quando o lado inferior estiver bem dourado, vire-os. Deixe cozinhar o outro lado também, depois levante-os com uma escumadeira 26 e transfira-os para uma bandeja forrada com papel absorvente 27.

Deixe os bomboloni esfriarem um pouco e recheie-os com o creme de pistache, que você terá transferido para um saco de confeitar por comodidade 28. Polvilhe com açúcar de confeiteiro 29 e sirva seus bomboloni 30.

Conservação

Recomendamos consumir os bomboloni logo que prontos, ou dentro de poucas horas.

Conselho

Se você não tiver um termômetro para alimentos, pode usar uma concha. Mergulhe a parte do cabo no óleo, se começarem a se formar as primeiras bolhas, você poderá cozinhar os bomboloni.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.