Charlotte de maçã

/5

APRESENTAÇÃO

A charlotte de maçã é uma sobremesa requintada que remonta ao final do século XVIII, quando apareceu pela primeira vez nos tratados de Antonin Carême, famoso cozinheiro e escritor francês, a quem se atribui o mérito de ter codificado e simplificado o estilo de cozinha conhecido como “haute cuisine”. Na Itália, a charlotte de maçã apareceu nos livros de receitas do norte do país já nos primeiros decênios do século XIX.
A característica forma da charlotte é dada por uma coroa de biscoitos champagne, recheada internamente com um composto à base de frutas, geralmente maçãs, peras ou morangos.
A charlotte que apresentamos, realizada em sua versão mais conhecida, é preparada com um recheio à base de maçãs renette, que são Maçãs cozidas com açúcar e canela e flambadas com um licor perfumado, como conhaque.
A origem do nome desta sobremesa ainda é incerta: alguns sustentam que deriva da semelhança com a charlotte, termo francês que identifica um gorro feminino de forma franzida; outros afirmam que há uma correlação entre a forma deste gorro e a forma de bolo usada para assá-la. Uma característica particular da charlotte de maçã é que esta sobremesa é saboreada enquanto ainda está morna e costuma ser comida com a colher.

Descubra outras deliciosas variações de charlotte:

INGREDIENTES

Manteiga 70 g
Leite inteiro 150 ml
Conhaque 50 ml
Açúcar 50 g
Casca de limão 1
Fava de baunilha 1
Geleia de damasco 150 g
Maçãs renette 1 kg
Canela em pó 1 colherinha
Biscoitos Savoiardi 250 g
Para pincelar
Geleia de damasco 1 colher

Preparo

Para preparar a charlotte de maçã comece descascando as maçãs renette; em seguida, retire o miolo central e corte-as em fatias com espessura de cerca de 2-3 mm 1. Em uma frigideira grande, derreta 50 g de manteiga em fogo baixo 2, depois adicione as maçãs 3

e flambe com o conhaque 4 (ou, alternativamente, outro licor de sua preferência). Em uma tigelinha coloque o açúcar, as sementes da baunilha e a canela e junte tudo às maçãs, misturando bem para incorporar todos os ingredientes 5. Rale a casca do limão 6

e continue cozinhando por alguns minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando até que as maçãs se desfaçam (se necessário, adicione um pouco de água durante o cozimento para não deixar as maçãs grudarem) 7. Quando terminar o cozimento, desligue o fogo e reserve o conteúdo da frigideira. Enquanto isso, unte com manteiga e forre com papel manteiga uma forma para charlotte 8 (ou uma forma para panetone de bordas altas) com diâmetro de 18 cm. Agora, pegue os biscoitos champagne e corte uma das extremidades para que, em pé na forma, eles fiquem a 3-4 cm da borda. Molhe-os levemente no leite 9

e comece a colocá-los ao redor do perímetro da forma 10. Depois de completar o perímetro, forre o fundo com os pedaços de biscoitos champagne restantes e reserve todos os pedaços que sobrarem (inclusive as migalhas) 11. Agora adicione a geleia de damasco ao composto de maçã já morno 12, misture bem e despeje tudo na forma.

Nivele a superfície da charlotte e, com a ajuda de uma faca, nivele as extremidades dos biscoitos champagne removendo uma pequena parte 13. Espalhe os biscoitos restantes, esfarelando-os com as mãos, por toda a superfície do bolo 14, depois derreta a manteiga restante (20 g) e despeje de forma uniforme sobre a charlotte 15.

Coloque a forma no forno já preaquecido a 180° por cerca de 35-40 minutos. Uma vez assada, deixe a charlotte de maçã esfriar em uma grade 16 e depois vire-a em um prato de servir. Remova o papel manteiga 17, lustre a sobremesa pincelando-a com a geleia de damasco peneirada e sirva ainda morna.

Conservação

Você pode conservar a charlotte de maçã sob uma redoma de vidro por até dois dias.

Conselho

Não perca também a receita da galette de maçã, outra típica sobremesa francesa rica em frutas!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.