Coelho à ischitana

/5

APRESENTAÇÃO

Há uma ilha italiana que fica de frente para o Golfo de Nápoles, conhecida pelas termas, pela paisagem exuberante e pela rica variedade gastronômica... claro! Estamos falando de Ischia, uma das pérolas do nosso mar. Entre as muitas receitas que a ilha oferece, há o irresistível coelho à ischitana, classificado entre as melhores receitas do nosso país. Hoje apresentamos a nossa versão deste prato, onde a carne de coelho, tenra e delicada, encontra o tomate fresco e enriquece-se com as notas aromáticas do manjericão. O resultado será uma receita que emanará um grande perfume, muito saborosa e com um molhinho convidativo, delicioso até mesmo para temperar uma massa! O coelho à ischitana saberá conquistar os seus corações junto com as versões mais tradicionais como o Coelho ensopado, o Coelho assado e o Coelho à caçadora.
Estão prontos para esta intensa viagem pelas papilas gustativas: vamos preparar juntos o coelho à ischitana!

Descubra também como preparar um delicioso Rolo de coelho ou umas Pappardelle recheadas com ragu de coelho!

INGREDIENTES
Coelho 1 ½ kg - em pedaços
Tomates rama 300 g
Alho 1 dente
Azeite virgem extra 50 g
Vinho branco 60 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Manjericão 3 folhas

Preparação

Para preparar o coelho à ischitana, comece lavando os tomates em água corrente 1, depois seque e corte-os ao meio 2. Faça um corte e retire a parte superior do tomate 3.

Então, corte-os em fatias 4 e depois em cubos 5, recolha-os em uma tigelinha. Depois, pegue uma panela e coloque o óleo e o alho descascado e sem o miolo, a parte verde interna (assim o sabor ficará mais agradável) 6, deixe fritar em fogo baixo por alguns instantes e quando o alho estiver dourado, mas não queimado, retire-o

e adicione os pedaços de coelho lavados e secos com papel toalha 7. Deixe dourar a carne por 4-5 minutos, virando os pedaços de todos os lados para dourar uniformemente 8. Depois, regue com o vinho branco, aos poucos, virando os pedaços de carne enquanto rega com o vinho 9. Deixe evaporar em fogo médio,

e quando o vinho estiver completamente evaporado, adicione o tomate em cubos 10, ajuste o sal e a pimenta 11 e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos com a tampa 12, mexendo e virando os pedaços de carne de vez em quando.

Se achar que a carne está secando muito durante o cozimento, pode adicionar um pouco de água (pode usar a mesma tigelinha que usou para recolher os tomates em cubos) 13. Por último, adicione as folhas de manjericão rasgadas à mão 14 e desligue o fogo. O molhinho deve ficar espesso e brilhante; o seu coelho à ischitana está pronto para ser servido bem quente 15!

Conservação

É preferível consumir o coelho à ischitana assim que estiver pronto.

Pode conservá-lo na geladeira por no máximo 1 dia em um recipiente hermético.

Não é recomendado congelar.

Conselho

Para dar um toque extra de sabor, pode adicionar pimenta fresca e picada na preparação!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.