Coppetta di chantilly alle fragole

/5

APRESENTAÇÃO

Imagine que você está com vontade de algo doce, leve, que tenha o sabor da primavera. Agora, imagine afundar a colher em um copo de chantilly de morango, com um suculento molho de frutas e uma base deliciosamente crocante de crumble de amêndoas. Está com água na boca? Então nossa missão está cumprida! Com esta sobremesa de colher queríamos conquistar seus corações. 

O Creme Chantilly é uma preparação clássica básica da confeitaria feita com Como bater o creme de leite, açúcar de confeiteiro e baunilha. Graças à adição do Como preparar o coulis de morangos frescos, seu sabor doce e delicado se enriquece com notas ácidas e intensas de frutas caramelizadas, para uma combinação atemporal, amada por adultos e crianças. Mas o verdadeiro toque especial do copo de chantilly e morango é o crumble, o elemento crocante e deliciosamente amanteigado que serve de base para o creme macio... o que você ainda está esperando?

Se você é amante da combinação de creme e morangos, não perca também estas sobremesas:

INGREDIENTES

Para 4 copos
Morangos 300 g
Creme de leite fresco líquido 250 g - fria
Açúcar de confeiteiro 25 g
Extrato de baunilha quanto baste
Hortelã quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Para o coulis de morango
Morangos 500 g
Açúcar 100 g
Água 100 g
Para o crumble de amêndoas
Farinha de amêndoas 100 g
Farinha tipo 00 100 g
Açúcar 100 g
Manteiga 100 g - frio

Preparação

Para preparar o copo de chantilly de morango, comece pelo coulis: lave os morangos, retire os talos 1 e depois corte-os em pedaços grandes 2. Transfira os morangos para uma panela e adicione o açúcar 3.

Adicione também a água 4, misture 5 e acenda o fogo em chama médio-alta 5. Cozinhe por cerca de 15 minutos: os morangos devem se desfazer e engrossar. Com o fogo desligado, bata com o mixer de imersão 6.

Transfira o coulis para uma tigela, cubra com filme plástico e deixe esfriar na geladeira 7. Enquanto isso, dedique-se ao crumble: em uma tigela, coloque a farinha de amêndoas, a farinha de trigo 8 e o açúcar 9.

Adicione também a manteiga fria em cubos 10 e misture todos os ingredientes com as mãos 11. Esfarele a massa obtida diretamente em uma assadeira forrada com papel manteiga 12.

Tenha o cuidado de espaçar bem os pedaços e depois asse em forno a 180°C em modo estático por cerca de 30 minutos 13. Depois de assado, deixe o crumble esfriar. Enquanto isso, corte ao meio (ou se forem muito grandes, em 4 pedaços) os morangos restantes e tempere-os com um pouco de óleo 14. Reserve e dedique-se ao chantilly: em uma tigela, coloque o creme de leite e o açúcar de confeiteiro 15.

Adicione também o extrato de baunilha 16 e comece a bater com a batedeira elétrica 17. Quando atingir uma consistência semi-batida, adicione 3 colheres de coulis de morango agora frio 18.

Bata brevemente com um batedor manual 19 para misturar a composição de forma homogênea 20. Você está pronto para montar seus copos: coloque na base o crumble resfriado 21.

Depois adicione o chantilly de morango 22 e crie uma cavidade no centro com as costas de uma colher umedecida 23, depois preencha com mais coulis 24

Decore com morangos frescos 25 e ainda algumas gotas de coulis, depois complete com folhas frescas de hortelã 26. Seu copo de chantilly de morango está pronto para ser degustado 27!

Conservação

O copo de chantilly de morango deve ser consumido preferencialmente logo após ser montado, para manter a consistência adequada de todos os elementos; se necessário, você pode mantê-lo na geladeira por algumas horas.

O crumble pode ser conservado à temperatura ambiente, em um recipiente hermético, por uma semana.

O chantilly e o coulis podem ser conservados na geladeira por 1-2 dias; lembre-se de dar uma batida na crema antes de servir.

Conselho

Você pode preparar esta deliciosa sobremesa de colher também com sabor de frutas vermelhas, usando mirtilos, amoras e framboesas!

Para uma versão mais leve, experimente substituir o creme de leite batido por iogurte grego natural.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.