Costelinhas assadas

/5

APRESENTAÇÃO

As costelinhas assadas assinadas pelo chef Stefano Masanti do restaurante Il Cantinone de Madesimo, são um prato principal suculento e cheio de caráter, perfeito para quem ama carne de porco macia que se solta do osso na primeira mordida. O que as torna especiais é a dupla cocção: a primeira lenta e a baixa temperatura no forno estático, a segunda a alta temperatura e mais rápida no forno ventilado. A longa cocção a baixa temperatura permite que as costelinhas fiquem incrivelmente macias e saborosas, absorvendo todos os aromas do fundo aromático que as envolve — uma mistura de legumes, ervas e especiarias que depois se transforma em um delicioso molho para regá-las. A cocção final a alta temperatura cria uma crostinha crocante de se lamber os dedos.

O Cantinone, no coração de Madesimo, é o local onde Masanti expressa uma cozinha de montanha contemporânea, que une território e inovação. Suas receitas contam a história da Valchiavenna com ingredientes locais, sazonais e genuínos, transformados em pratos de autor que conjugam técnica, criatividade e profundo respeito pela tradição.

Se você está procurando outras receitas com costelinhas de porco, não perca:

INGREDIENTES
Costeletas de porco 2 kg
Cenouras 1
Aipo 1 talo
Cebolas brancas 1
Alho 6 dentes - pochê
Vinho branco 1 copo
Alecrim 3 raminhos
Tomilho 3 raminhos
Manjerona 3 raminhos
Calaminta 3 raminhos
Bagas de zimbro 6
Canela em pau 1
Anis estrelado 1
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar as costelinhas assadas, a primeira coisa a fazer é cortar as cenouras 1, o aipo e as cebolas 2 em pedaços. Remova a membrana das costelinhas e tempere com sal de ambos os lados 3.

Massageie a carne para temperá-la de forma uniforme 4, depois tempere com a pimenta 5. Em uma assadeira, distribua metade das cenouras, do aipo e das cebolas 6.

Adicione o alho com casca 7, um ramo de alecrim 8 e de tomilho 9.

Continue com um ramo de manjerona 10 e um de erva iva 11. Coloque as costelinhas sobre esta base 12.

Cubra as costelinhas com os legumes 13 e os aromas restantes 14. Adicione as bagas de zimbro 15.

Adicione a canela 16 e a estrela de anis 17. Por fim, regue com o vinho branco 18.

Cubra a assadeira com papel alumínio 19 e cozinhe em forno estático a 105°C por 4 horas e 30 minutos. Após esse tempo, retire as costelinhas 20 e transfira para outra assadeira 21, depois asse em forno ventilado a 180°C por 20 minutos, apenas o tempo necessário para dourá-las e obter uma crosta dourada e crocante.

Enquanto isso, coe o fundo de cozimento 22 e reduza por cerca de 10 minutos até obter um molho fluido 23. Uma vez prontas, retire as costelinhas do forno e separe-as 24.

Emprate 25 e regue com o molho 26. Suas costelinhas assadas estão prontas para serem servidas 27!

Conservação

As costelinhas assadas podem ser conservadas na geladeira por 2 dias, em um recipiente hermético.

Dica

Depois de feita a primeira cocção, você pode prosseguir conforme a receita ou pode assar as costelinhas na brasa ou na grelha, defumá-las ou completar a cocção em um molho.

A erva iva (Achillea Moscata) é uma erva aromática que cresce nas montanhas: pode ser omitida ou substituída por algumas folhas de sálvia.

Para um sabor ainda mais intenso, você pode usar cerveja escura ou vinho tinto no lugar do vinho branco.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.