Crostino com salmão marinado

/5

APRESENTAÇÃO

Conhecemos as bruschettas por seu caráter rústico e informal, uma solução prática para saborear como entrada ou para um jantar em pé entre amigos, mas também podem revelar um lado gourmet inesperado! Depois de realizar a tártaro na bruschetta para os amantes de carne e a bruschetta com burrata e verduras para os gourmets vegetarianos, hoje vamos deliciar vocês com uma versão sofisticada do mar para quem adora peixe cru: crostini com salmão marinado! O sabor intenso do salmão fresco marinado é acompanhado pelo gosto delicado da maionese falsa e é realçado pelas notas picantes da rúcula e da pimenta rosa. A combinação com a casca de limão é, obviamente, imprescindível, pois ajuda a cortar a gordura e refrescar o paladar, preparando-o para a próxima mordida! Se você procura um prato de verão para impressionar com o mínimo de esforço, prepare o crostini com salmão marinado e deixe que os convidados falem...

Experimente também os crostinis com salsicha e stracchino, fáceis e saborosos.

INGREDIENTES

Ingredientes para 8 crostinis
baguete 8 fatias
Filé de salmão 260 g
Azeite virgem extra quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Sal fino quanto baste
para a marinada
Azeite virgem extra 50 g
Suco de limão 45 g
Vinagre de vinho branco 30 g
Endro 3 raminhos
pimenta rosa quanto baste
Sal fino quanto baste
para a maionese falsa
Óleo de sementes 50 g
Leite de soja 25 g
Vinagre de vinho branco 1 colherinha
Sal fino quanto baste
para decorar
Rúcula 20 g
Casca de limão 1
pimenta rosa quanto baste

Preparação

Para preparar os crostinis com salmão marinado, primeiro prepare a marinada: em um frasco de cozinha, coloque o vinagre de vinho branco 1, o azeite de oliva 2 e o suco de limão 3.

Agite bem para emulsionar tudo 4 e passe para o salmão, que você cortará primeiro ao meio no sentido do comprimento 5 e depois em fatias com cerca de 1 cm de espessura 6.

Despeje parte da marinada em uma travessa, adicione uma pitada de pimenta rosa 7 e coloque as fatias de salmão no fundo 8. Tempere com sal 9 e pimenta rosa,

adicione um pouco de endro 10 e cubra com a marinada 11, depois continue dessa forma, alternando as fatias de salmão, os temperos e a marinada até que os ingredientes se esgotem. Cubra a travessa com filme plástico 12 e deixe na geladeira para marinar por 24 horas.

Após o tempo de marinada, corte o pão em fatias com espessura de 2-3 cm 13, transfira-as para uma assadeira forrada com papel manteiga e tempere com um fio de azeite 14, sal e pimenta preta. Pré-aqueça o forno a 240° e asse as fatias de pão por 3-4 minutos com o grill ligado, depois remova do forno 15 e deixe esfriar.

Enquanto isso, prepare a maionese falsa: em um recipiente alto e estreito, coloque o óleo de sementes 16, o vinagre de vinho branco 17, o leite de soja 18 e uma pitada de sal.

Bata com um mixer de imersão 19 até obter um molho denso e cremoso 20. Retire o salmão marinado da geladeira e comece a montar os crostinis: espalhe a maionese falsa sobre as fatias de pão 21,

adicione um punhado de rúcula, que você já lavou e secou previamente, adicione algumas fatias de salmão marinado 22 e um pouco de casca de limão ralada 23. Finalmente, tempere com uma pitada de sal e uma pitada de pimenta rosa. Seus crostinis com salmão marinado estão prontos para serem servidos 24!

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente o crostini com salmão marinado. O salmão pode ser conservado na marinada por no máximo 2 dias na geladeira.

Conselho

Se preferir, pode substituir a rúcula por abobrinhas grelhadas ou fazer uma maionese clássica em vez da falsa!

Para um consumo seguro de peixe cru, marinado ou semicru

Antes de consumir peixe cru, marinado ou não perfeitamente cozido, recomenda-se congelar por pelo menos 96 horas a -18 graus em congelador doméstico marcado com 3 ou mais estrelas, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.