Kebab feito em casa

/5

APRESENTAÇÃO

Quantas vezes compramos o kebab para um jantar rápido ou para comê-lo na rua durante uma noite com amigos? Com a receita do kebab feito em casa, explicamos como prepará-lo com suas próprias mãos, para uma versão saborosa e autêntica! Este famoso comida de rua deriva de um prato tradicional turco, o döner kebab, que pode ser comido no prato ou na pita, um pão redondo típico dos países do Oriente Médio. O termo döner, assim como seu equivalente grego, o gyros, refere-se ao espeto rotativo típico em que a carne temperada é empilhada e cozida, sendo então cortada verticalmente com uma lâmina afiada para obter fatias finas. Tentamos replicar a função do espeto também no forno de casa e, com um pouco de engenhosidade e espetos longos de aço, conseguimos! Descubra como montar seu kebab feito em casa e prepare todos os ingredientes necessários para rechear este rico pão: propomos alface, tomate, repolho roxo e branco, ketchup e molho de iogurte... acha que falta algo? Não limite sua criatividade e nos conte como você recheou o seu!

Experimente também o kebab vegetariano, uma deliciosa variação que vem diretamente de Berlim!

INGREDIENTES

Para a carne (para 8 pães)
Sobrecoxas de frango 1 kg - (desossadas)
Fatias de vitelo 500 g - (peito)
Maçãs Vovó Smith 2
Para a marinada
Azeite virgem extra 3 colheres
Alho 4 dentes
Casca de limão 2
Páprica picante 1 colher
Cominho em pó 1 colherinha
Coentro em pó 1 colherinha
Alecrim quanto baste
Sal fino 1 colher
Pimenta preta 1 colherinha
Para os vegetais
Tomates rama 200 g
Cebolas roxas 100 g
Repolho 100 g
Repolho roxo 100 g
Alface americana 100 g
Água quanto baste
Gelo quanto baste
Suco de limão 2
Para o molho de iogurte
Iogurte grego 100 g
Suco de limão 1
Azeite virgem extra 1 colher
Para os pães
Pão Pita 8
Para completar
Ketchup quanto baste

Preparação

Para preparar o kebab feito em casa, primeiro prepare a marinada para a carne: em uma travessa grande, adicione o sal, a páprica 1, a pimenta 2 e os dentes de alho descascados e ligeiramente esmagados 3.

Adicione as folhas de alecrim 4, a casca ralada dos limões 5 e o azeite 6.

Adicione também o cominho e o coentro em pó 7, misture tudo 8 e coloque dentro as fatias de frango e vitela 9.

Massageie a carne com as mãos para temperá-la uniformemente com a marinada 10, depois cubra com filme plástico e deixe marinar na geladeira por pelo menos 4 horas 11. Próximo ao final do tempo de marinada, prepare os vegetais: lave a alface e corte-a em tiras finas 12.

Lave e corte em fatias também os tomates 13. Limpe a cebola e fatie-a finamente 14, depois mergulhe-a em uma tigela com água, gelo e o suco dos 2 limões para suavizar seu sabor forte 15.

Por fim, corte o repolho branco com um mandoline 16 e coloque-o de molho em água fria 17. Faça o mesmo com o repolho roxo 18.

Retire a carne da geladeira. Pegue uma maçã e remova a parte inferior e superior, depois divida-a ao meio no sentido horizontal. Insira 3 espetos de aço em uma metade da maçã 19, depois espete as fatias de carne nos espetos, alternando o frango com a vitela 20. Depois de chegar ao fim, feche o espeto com a outra metade da maçã 21. Proceda da mesma forma para formar o segundo espeto.

Coloque os espetos em uma grelha posicionada sobre uma assadeira forrada com papel manteiga, que servirá para coletar os sucos durante o cozimento 22. Asse em forno estático pré-aquecido a 230°C por 50 minutos, virando-o com uma pinça a cada 10 minutos 23. Verifique o cozimento: se a carne não parecer cozida, especialmente a de frango, continue por mais alguns minutos. Assim que esfriar um pouco, corte a carne com uma faca mantendo os espetos na vertical, para que os pedaços de carne caiam no fundo da assadeira 24.

Por último, prepare o molho de iogurte: coloque o iogurte grego em uma tigela, depois adicione o suco de limão 25 e o azeite 26 e misture bem 27. Se desejar, pode adicionar algumas gotas de tabasco.

Nesse ponto, escorra e seque os vegetais, depois você está pronto para montar seu kebab: corte a pita ao meio e espalhe um lado com o molho de iogurte 28, depois adicione a alface 29 e os tomates 30.

Continue com as fatias de carne 31, o repolho branco 32 e o repolho roxo 33.

Complete com a cebola roxa 34, depois feche com a outra metade do pão espalhada com ketchup 35. Prossiga da mesma forma para montar todos os outros pães. Seu kebab feito em casa está pronto para ser saboreado 36!

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente o kebab feito em casa, caso contrário, a carne tende a secar.

Conselho

Para um sabor mais temperado, você pode aumentar em uma colher de chá a dose das especiarias para a marinada ou adicionar algumas gotas de tabasco para uma nota picante!

Peça ao seu açougueiro de confiança para escolher para você fatias de vitela com bastante gordura.

Curiosidade

Qual é a diferença entre kebab e gyros? São duas preparações muito semelhantes: a primeira, como dissemos, é típica da Turquia e geralmente é feita com carne de boi, cordeiro ou frango, enquanto o gyros vem da Grécia e também contém carne de porco, proibida pela religião muçulmana. A versão que propomos aqui não pretende ser uma reprodução fiel da receita tradicional, mas sim uma variação caseira do sanduíche assim como se espalhou internacionalmente.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.