Risoto com creme de ervilhas e guanciale

/5

APRESENTAÇÃO

Os risotos cremosos nos fazem sonhar em todas as estações! Este risoto com creme de ervilhas e guanciale é um delicioso prato principal de primavera! É feito com ervilhas frescas, enriquecido pela crocância do guanciale cortado em fatias finas e dourado na frigideira. Esta receita também é "zero desperdício": o caldo de legumes é feito com as vagens das ervilhas e as folhas da cebolinha, assim os resíduos se tornam a base para um saboroso caldo de legumes! Para realçar o sabor do risoto com creme de ervilhas e guanciale, o limão e a hortelã darão toda a sua frescura a este prato!

Venha descobrir outros primeiros pratos com ervilhas para preparar em casa:

INGREDIENTES

Arroz Carnaroli 300 g
Ervilhas 300 g - (já limpos)
Cebolinha fresca 1
Guanciale 10 fatias - (finos)
Limões 1
Hortelã quanto baste
Vinho branco 50 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para misturar
Robiola 50 g
Parmigiano Reggiano DOP 20 g
Manteiga 40 g - frio

Preparação

Para preparar o risoto com creme de ervilhas e guanciale, comece com este último: coloque-o em uma frigideira 1 e aqueça em fogo médio, assim ele irá derreter gradualmente 2, uma vez douradas as fatias, retire-as da frigideira e escorra em papel absorvente. Descasque as ervilhas 3.

Reserve as ervilhas 4 e use as vagens para preparar um caldo de legumes 5. Limpe a cebolinha 6.

Adicione ao caldo as folhas da cebolinha 7, depois fatie-a 8. Refogue a cebolinha na mesma frigideira usada para o guanciale 9.

Uma vez que a cebolinha estiver murcha, adicione as ervilhas 10, reservando uma porção para decorar os pratos, adicione uma concha de caldo 11 e cozinhe em fogo baixo, levará de 10 a 15 minutos. Uma vez prontas, coloque as ervilhas em uma jarra 12.

Tempere com raspas 13 e o suco de meio limão 14, depois bata com um mixer de imersão 15.

Peneire 16 o creme obtido para que fique mais liso 17 e reserve. Em uma panela, toste o arroz a seco com uma pitada de sal em fogo médio 18.

Regue com o vinho branco 19, uma vez evaporado, cozinhe o risoto adicionando aos poucos o caldo 20. Alguns minutos antes de terminar o cozimento, incorpore o creme de ervilhas 21, reservando um pouco para decorar os pratos.

Desligue o fogo, misture com Parmigiano Reggiano DOP ralado, robiola 22, manteiga, pimenta e raspas de limão 24.

Cubra com um pano e deixe descansar por dois minutos 25. Enquanto isso, pique a hortelã fresca 26. Mexa o arroz até ficar cremoso 27.

Sirva o risoto usando um aro para manter a forma 28, depois decore com as ervilhas frescas, a hortelã 29 e o guanciale 30. O risoto com creme de ervilhas e guanciale está pronto para ser saboreado.

Conservação

Recomendamos consumir o risoto com creme de ervilhas e guanciale imediatamente. Você pode preparar o creme de ervilhas com antecedência.

Conselho

O suco de limão manterá a cor viva e equilibrará a doçura das ervilhas. O arroz estará bem tostado quando estiver quente e liberar um aroma intenso de cereal. Pique a hortelã com uma faca bem afiada para não oxidar.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.