Massa com pesto de rúcula e atum

/5

APRESENTAÇÃO

Vamos falar a verdade: não há nada mais satisfatório do que preparar um ótimo molho para a massa no tempo de cozimento da mesma. Pense nos primeiros pratos salvadores de jantar, como os Spaghetti alho óleo e pimenta, onde a velocidade não é sinônimo de falta de sabor. Pelo contrário! Outro trunfo fácil e rápido é a massa com pesto. Nesta receita, enriquecemos o clássico Pesto de rúcula com atum, para um primeiro prato de verão saboroso e satisfatório. Este pesto será amado mesmo por aqueles que geralmente são desconfiados do amargo típico da rúcula: os tomates piccadilly mergulhados no pesto irão amenizar o amargo da rúcula. A massa com pesto de rúcula e atum é realmente um prato principal bom e fácil, uma alternativa ao clássico molho Pesto alla Genovese!

Experimente também estas variações saborosas:

  • Massa com pesto de rúcula, berinjela em conserva e stracciatella
  • Massa fria com pesto de rúcula e tomatinhos
  • Massa com pesto e tomatinhos

INGREDIENTES

Fusilli Bucati curto 320 g
Filetes de atum 130 g - (escorridos)
Casca de limão 1
Sal fino quanto baste
Para o pesto de rúcula
Rúcula 120 g
Amêndoas 50 g
Azeite virgem extra 140 g
Tomates Piccadilly 100 g
Manjericão quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar a massa com pesto de rúcula e atum, comece colocando a água para ferver para cozinhar os fusilli. Quando estiver fervendo, salgue e cozinhe a massa 1. Enquanto isso, prepare o pesto. No copo do mixer, coloque a rúcula, algumas folhas de manjericão, as amêndoas 2 e os tomates 3

depois o óleo 4 e, por fim, o sal. Agora bata tudo 5 até obter um creme liso e homogêneo 6.

Coloque o pesto na panela sem acender o fogo 7 e assim que a massa estiver al dente, escorra diretamente na frigideira 8. Adicione uma concha da água de cozimento da massa para diluir a mistura e misture 9.

Agora adicione os filés de atum escorridos 10 e a casca de limão ralada 11. Uma última mexida antes de servir e desfrute imediatamente de sua massa com pesto de rúcula e atum 12.

Conservação

Assim que a massa com pesto de rúcula e atum estiver pronta, recomenda-se consumi-la imediatamente.

Eventualmente, o molho pode ser preparado com antecedência e armazenado conforme indicado na caixa de conservação do pesto de rúcula.

Conselho

Quando não for temporada de tomates frescos, ou se desejar um sabor mais intenso, substitua os piccadilly por tomates secos em conserva: sua massa com pesto e atum ficará realmente deliciosa!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.