Massa com ragu de coelho e couve-flor
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 45 min
- Tempo de cozimento: 2 h
- Porção: 4
APRESENTAÇÃO
A massa ao ragù é um grande clássico da culinária italiana. Hoje, no entanto, não vamos propor o habitual ragù, mas sim uma variante original em branco: a massa com ragu de coelho e couve-flor!
Um prato principal cuja preparação requer um pouco de tempo e paciência, que serão recompensados por uma mistura de sabores complexos e equilibrados. Para dar sabor ao ragù, preparamos um caldo de coelho com as sobras, do qual se extrai uma deliciosa redução que enriquece a receita. A combinação com a couve-flor, além disso, realça o sabor delicado deste tipo particular de carne magra e torna o tempero rico e encorpado.
Perfeita para um almoço de domingo ou um jantar especial, a massa com ragu de coelho e couve-flor é uma ideia saborosa para variar o menu das grandes ocasiões!
Descubra outras receitas saborosas de massa ao Ragù de coelho:
- Penne ao ragu branco de coelho
- Pappardelle recheada com ragu de coelho
- Talharim paglia e feno com ragu de coelho
- Tagliolini com ragu de coelho e cogumelos
INGREDIENTES
- Mezzi Rigatoni 320 g
- Coelho 1,7 kg - em pedaços
- Couve-flor 300 g
- Aipo 100 g
- Cenouras 100 g
- Cebolas 100 g
- Grana Padano DOP 20 g - (para ralar)
- Vinho branco 50 g
- Tomilho quanto baste
- Azeite virgem extra quanto baste
- Sal fino quanto baste
Preparação
Para preparar a massa com ragu de coelho e couve-flor, primeiro desosse o coelho 1 e reserve os ossos e as sobras 2. Corte a carne em cubos de cerca de 0,5 cm 3.
Reserve momentaneamente a carne e ocupe-se da redução, começando pelo caldo: corte as cenouras em pedaços grandes 4, o salsão e a cebola. Coloque os vegetais em uma panela com um fio de azeite 5 e toste-os por alguns minutos, depois adicione os ossos e as sobras do coelho 6.
Continue dourando até que estejam bem coloridos 7, então cubra com água fria (ou água e gelo) 8 e deixe ferver por cerca de uma hora 9.
Enquanto isso, prepare o refogado para o ragu: corte em brunoise o salsão, a cenoura e a cebola 10. Despeje pouquíssimo óleo em uma panela, adicione os vegetais picados 11 e salgue imediatamente. Cozinhe em fogo baixo por cerca de dez minutos 12; os vegetais devem ficar macios e translúcidos. Retire-os da panela e reserve.
Após o tempo de cozimento do caldo 13, coe-o 14 e despeje o líquido em uma panelinha, cuidando para reservar algumas conchas que servirão para cozinhar o ragu. Coloque a panelinha no fogo e deixe reduzir em fogo médio-alto por cerca de 20 minutos 15; deve engrossar até atingir a consistência de um xarope.
Uma vez que o líquido tenha reduzido, retire a panelinha do fogo e adicione a manteiga fria pouco a pouco 16, mexendo delicadamente 17 para incorporá-la de maneira uniforme e obter um creme liso e homogêneo 18.
Reserve a redução e pegue novamente a panela em que cozinhou os vegetais, limpe com papel de cozinha e despeje outro fio de azeite. Quando estiver bem quente, adicione a carne do coelho 19 e doure em fogo médio por cerca de 10 minutos 20, depois salgue 21.
Regue com vinho branco 22 e deixe evaporar, depois adicione o refogado preparado anteriormente 23. Despeje as 2 conchas de caldo reservadas 24 e continue cozinhando em fogo médio-baixo por cerca de 20 minutos.
Enquanto isso, limpe a couve-flor e separe as floretes 25. Leve uma panela de água salgada para ferver e cozinhe a massa al dente 26. Quando faltarem 5 minutos para o final do tempo de cozimento da massa, adicione também as floretes da couve-flor 27.
Uma vez cozido, aromatize o ragu de coelho com as folhinhas de tomilho 28. Escorra a massa e a couve-flor juntas e transfira diretamente para a panela com o ragu 29. Refogue tudo, depois desligue o fogo e adicione o queijo ralado 30.
Misture bem 31 e monte o prato, completando com a redução de coelho 32 e mais tomilho a gosto. Sua massa com ragu de coelho e couve-flor está pronta para ser servida 33!