Massinha no caldo

/5

APRESENTAÇÃO

Se você está em busca de um prato simples, quente e reconfortante, a massinha no caldo é a escolha perfeita. Um grande comfort food da tradição italiana, ideal quando você quer algo leve, mas cheio de sabor.

Preparada com um Caldo de legumes feito em casa e com os clássicos ditalini, essa receita vai te conquistar com sua consistência envolvente e sabor delicado, perfeito para toda a família. Muito fácil de fazer, a massinha no caldo é ótima para saborear especialmente no inverno: um prato genuíno e atemporal, capaz de te mimar desde a primeira colherada e te fazer sentir melhor imediatamente.

Sirva bem quente com um fio de azeite extravirgem e uma pitada de queijo ralado para trazer à mesa toda a simplicidade da cozinha caseira. Para uma variação deliciosa, recomendamos que você experimente a receita da Massinha gourmet e da Pastina al pomodoro!

Não perca também estas receitas no caldo:

INGREDIENTES
Dedilhado 320 g
Batatas 350 g
Cenouras 160 g
Cebolas 160 g
Aipo 140 g
Parmigiano Reggiano DOP 80 g
Extrato de tomate 20 g
Água 1 l
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar a massinha no caldo, comece limpando a cenoura 1, a batata 2, a cebola 3 e o aipo.

Lave os legumes em água corrente e corte em pedaços grosseiros a cebola 4, o aipo 5 e a cenoura 6.

Reduza também as batatas a cubos grandes 7. Transfira os legumes para uma panela grande com cerca de 1 litro de água, depois adicione o extrato de tomate 9.

Ajuste o sal 10, então acenda em fogo médio, cubra com a tampa 11 e deixe ferver suavemente por cerca de 30 minutos, até que os legumes estejam macios 12.

Após o tempo de cozimento, adicione um fio de óleo 13, depois escorra os legumes 14 e transfira-os para um recipiente. Bata com um mixer de imersão 15.

Despeje novamente o creme de legumes no caldo 16 e aqueça até que volte a ferver. Em seguida, adicione a massinha 18.

Cozinhe a massinha pelo tempo indicado na embalagem, mexendo de vez em quando para evitar que grude no fundo 19. Se necessário, você pode adicionar um pouco de água quente para ajustar a densidade. Uma vez pronta, sirva a massinha no caldo bem quente 20, completando cada prato com um fio de azeite extravirgem, Parmigiano Reggiano ralado e uma pitada de pimenta-do-reino a gosto 21!

Conservação

Recomendamos consumir a massinha imediatamente.

O caldo de legumes pode ser preparado com um dia de antecedência.

Conselho

Você pode usar os legumes que preferir: brócolis, couve-flor ou abóbora, por exemplo!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.