Massa à siciliana

/5

APRESENTAÇÃO

Pasta al forno, sim, mas de uma forma "veranil"! Aqui está a massa à siciliana, ou seja, uma deliciosa massa com molho de berinjela frita e fiordilatte assada no forno! O nome pode ser enganoso: na verdade, há alguns elementos que lembram a mítica e sicilianíssima massa à Norma, mas este prato é de origens napolitanas. A história diz que os napolitanos se inspiraram justamente nos sabores da Norma para criar este substancioso prato principal. Não há um modo único de fazê-la, nós revelamos como mais gostamos: um molho simples aromatizado com cebola cozida lentamente na panela, berinjelas fritas, mozzarella fiordilatte em cubos e muito manjericão... estes são os elementos misturados habilmente para temperar os rigatoni e depois assar tudo no forno! A massa perfeita para o almoço de domingo, para compartilhar com amigos e familiares à mesa ou para levar à praia, talvez no Ferragosto!

E se você não quiser acender o forno, experimente os nossos spaghetti alla Turiddu, um prato principal siciliano rápido e saboroso!
Aqui estão outros pratos principais com berinjelas que você não pode perder:

  • Pasta alla norma in bianco
  • Pasta 'ncasciata messinese
  • Pasta berinjelas e linguiça
  • Pasta com berinjelas ao forno
INGREDIENTES
Rigatoni 320 g
Cebolas brancas 150 g
Passata de tomate 1 l
Berinjelas 500 g - longas
Óleo de amendoim quanto baste - para fritar
Fiordilatte 250 g
Parmigiano Reggiano DOP 70 g - para ralar
Manjericão quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparo

Para preparar a massa à siciliana, comece pelo molho. Aqueça o óleo em uma panela, descasque e fatie a cebola, depois refogue por alguns minutos em fogo baixo 1. Assim que estiver bem macia, adicione o purê de tomate 2, sal, misture 3 e cozinhe por cerca de 40 minutos em fogo médio, cobrindo com uma tampa.

Enquanto isso, corte as pontas das berinjelas 4 e corte-as primeiro em fatias e depois em cubos grandes de cerca de 2 cm 5. Aqueça o óleo vegetal em uma panela e frite as berinjelas, mergulhando poucas de cada vez para não baixar a temperatura.

Frite as berinjelas em fogo médio-alto até que fiquem bem douradas, depois escorra-as 7 e transfira-as para uma bandeja com papel absorvente 8. Continue assim até terminar e, enquanto isso, coloque no fogo uma panela cheia de água para cozinhar a massa, salgada a gosto. Assim que ferver, adicione os rigatoni 9.

Enquanto a massa cozinha, corte o fiordilatte em cubos 10. Assim que os rigatoni estiverem al dente, escorra-os e transfira-os de volta para a panela. Adicione cerca de 2/3 do molho 11 e uma boa parte das berinjelas 12.

Adicione também quase todo o Fiordilatte 13 e quase todo o Parmesão ralado 14. Acrescente as folhas de manjericão, rasgando-as com as mãos 15.

Misture bem 16. Agora pegue uma forma grande de 27x19 cm, adicione uma colher de molho no fundo e despeje a massa por cima 17. Finalize com as berinjelas restantes 18.

Adicione também o Fiordilatte 19, o molho, o Parmesão ralado 20 e asse em forno estático pré-aquecido a 220° por cerca de 20 minutos. Tire do forno 21, espere alguns minutos e sirva sua massa à siciliana!

Conservação

A massa à siciliana pode ser conservada na geladeira por um par de dias.

Conselho

Se preferir, você pode tentar saltear as berinjelas na frigideira ou grelhá-las.

No lugar do purê de tomate, é possível usar a mesma quantidade de tomates pelados.

Você pode usar o formato de massa que preferir, como penne ou caserecce, por exemplo.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.