Muffin sem glúten

/5

APRESENTAÇÃO

Os muffins são os docinhos americanos mais conhecidos do mundo, pequenas delícias para saborear no café da manhã ou no lanche, feitas com uma massa macia de mil sabores. Graças à sua versatilidade, de fato, eles se prestam a muitas variações saborosas: da versão deliciosa de chocolate, para os incuráveis gulosos, à variante mais saudável e genuína com água ou com espelta, que faz um aceno a uma alimentação mais consciente e variada. Para enriquecer a coleção com vários tipos diferentes de muffin, hoje propomos uma receita saborosa e sem glúten, todo sabor e zero renúncias: muffin sem glúten. Dentro destes deliciosos bolinhos, você encontrará doces mirtilos para descobrir a cada mordida, um pequeno segredo que o surpreenderá agradavelmente. A massa é feita com uma mistura sábia de farinha de castanha e farinha de arroz negro que não só torna os bolinhos fofos e macios, mas também os colore com um tom violáceo incomum, atraente e curioso! Descubra também como é fácil preparar uma deliciosa massa frola para torta sem glúten, ou biscoitinhos com farinha de arroz para um café da manhã sempre diferente!

INGREDIENTES
Ingredientes para 12 muffins
Farinha de arroz Vênus 200 g
Farinha de castanhas 120 g
Amido de milho (maizena) 100 g
Manteiga 50 g
Iogurte grego 200 g - à temperatura ambiente
Leite inteiro 160 g - à temperatura ambiente
Ovos 2 - médias (à temperatura ambiente)
Açúcar 150 g
Fermento em pó para bolos 5 g - sem glúten
Amora vermelha 150 g - desidratados

Preparação

Para preparar os muffins sem glúten, primeiro lave os mirtilos, coloque-os em uma tigela, cubra-os com água morna 1 e deixe-os hidratar 2 pelo tempo de preparo da massa (cerca de 10 minutos). Enquanto isso, derreta a manteiga em fogo baixo em uma panela; uma vez derretida, deixe esfriar. Em uma tigela, coloque os ovos inteiros em temperatura ambiente e o açúcar 3,

bata a mistura com uma batedeira elétrica até ficar clara e espumosa 4, neste ponto, incorpore a manteiga derretida já fria 5 e o iogurte grego em temperatura ambiente 6.

Continue batendo a mistura com a batedeira elétrica 7 e, quando o iogurte estiver bem incorporado, adicione os ingredientes secos, mantendo a batedeira em ação: a farinha de arroz negro 8, o amido de milho 9,

o fermento em pó para bolos (sem glúten) 10 e a farinha de castanha 11. Agora, adicione o leite em temperatura ambiente aos poucos 12.

Uma vez absorvido o leite, a massa ficará lisa e homogênea 13, basta recuperar os mirtilos: escorra-os bem 14 e esprema-os, depois adicione-os à massa 15 e misture com uma espátula para incorporar. A massa ficará densa.

Coloque as forminhas de papel em uma forma para 12 muffins, despeje a massa nas forminhas com a ajuda de uma concha 16. Uma vez preenchidas todas as forminhas 17, asse os docinhos em forno estático pré-aquecido a 180°C por 30 minutos. Após o tempo de cozimento, retire seus muffins sem glúten do forno e deixe esfriar antes de servir 18!

Conservação

Conserve os muffins sem glúten embaixo de uma cúpula de vidro e consuma-os dentro de alguns dias. Você pode congelar seus muffins após o cozimento.

Conselho

Se você não conseguir encontrar a farinha de arroz negro ou simplesmente não gostar, pode substituí-la por farinha de arroz, farinha de avelã ou farinha de trigo sarraceno. Experimente seus muffins também com mirtilos frescos ou deliciosos pedaços de chocolate amargo.

Para um preparo correto das receitas sem glúten

Para receitas sem glúten, recomendamos comprar apenas produtos que tenham o símbolo da espiga cortada na embalagem, certificados sem glúten, recomendados pelo guia da AIC Associação Italiana de Celíacos.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.