Orzotto com creme e flores de abóbora

/5

APRESENTAÇÃO

A abóbora, com sua polpa docinha, confere aos pratos uma cremosidade única, desde o mais clássico e saboroso primeiro prato, como o risoto de abóbora, até os pratos principais mais substanciais, como as costeletas de porco com creme de abóbora e taleggio, pratos que evocam a estação do outono por seus sabores intensos e marcantes. Nesta receita de orzotto com creme e flores de abóbora, escolhemos a qualidade delica, com formato redondo ligeiramente achatado no centro, que a torna inconfundível. O orzotto com creme e flores de abóbora é uma variação deliciosa do clássico risoto de flores de abóbora, caracterizado por uma consistência aveludada e notas ligeiramente condimentadas. Um primeiro prato delicioso que enriquecerá suas refeições com sabor!

INGREDIENTES
Cevada 240 g
Flores de abobrinha 100 g -
Alho 2 dentes
Azeite virgem extra 60 g
Cebolinha fresca 2 -
Canela em pó 1 pitada -
Parmigiano Reggiano DOP 50 g - ralado
Pimenta branca quanto baste -
Abóbora delica 500 g - (limpa)
Caldo de legumes 1 l -
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar o orzotto com creme e flores de abóbora, comece preparando o caldo de legumes. Retire as sementes e os filamentos da abóbora 1, tire a casca 2 e corte em cubos 3.

Pique finamente as cebolinhas 4, depois aqueça em uma panela 40 g de azeite de oliva, adicione uma cebolinha picada e um dente de alho descascado 5. Deixe refogar os temperos por 3-4 minutos, depois adicione os cubos de abóbora na panela 6.

Cozinhe a abóbora por cerca de 15 minutos ou até que fique macia, adicionando o caldo quente conforme necessário para não deixar a abóbora secar 7. Ao final do cozimento, retire o alho 8, transfira a abóbora para o copo do liquidificador, adicione uma concha de caldo 9

E bata tudo até obter um creme 10, depois aromatize com canela em pó 11 e misture o creme 12.

Reserve e comece o preparo do cozimento da cevada: aqueça em uma panela o restante do azeite de oliva com a outra cebolinha e um dente de alho descascado 13. Adicione também a cevada e toste por alguns segundos 14, então continue o cozimento em fogo moderado, adicionando o caldo aos poucos 15

E, na metade do cozimento, adicione também o creme de abóbora 16. Siga os tempos de cozimento indicados na embalagem. Enquanto isso, limpe as flores de abóbora: primeiro corte o caule e destaque as folhinhas da base da flor, extraia o pistilo interno, abra a flor 17 e passe delicadamente um pincel para eliminar resíduos de terra. Quando faltarem poucos minutos para o final do cozimento, retire o dente de alho 18

E adicione a maioria das flores de abóbora limpas 19, reserve algumas para decorar os pratos. Quando a cevada estiver cozida, desligue o fogo e misture com o parmesão ralado 20, ajuste eventualmente o sal e a pimenta. Sirva o orzotto com creme e flores de abóbora, decorando os pratos com as flores que reservou 21.

Conservação

O orzotto com creme e flores de abóbora pode ser conservado na geladeira por alguns dias. Não se recomenda congelar.

Conselho

Se preferir, você pode omitir a canela e temperar o orzotto com cubos de speck ou bacon.

Com os legumes usados para fazer o caldo de legumes, você pode preparar deliciosas almôndegas misturando os legumes cozidos em um liquidificador, adicionando 1 ovo, cerca de 100 g de farinha de rosca, 50 g de parmesão, formando bolinhas e fritando em bastante óleo de sementes. Esta simples receita de reaproveitamento será especialmente apreciada pelas crianças!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.