Orzotto com grão-de-bico, anchovas e ricota salgada

/5

APRESENTAÇÃO

A redescoberta dos alimentos se tornou uma verdadeira paixão que traz à nossa mesa muitos produtos de origens antigas, como a cevada pérola, um cereal geralmente utilizado na preparação de sopas e caldos. Além de propor este ingrediente na versão com abobrinha e flores de abóbora, sugerimos uma combinação a ser descoberta: o orzotto com grão-de-bico, anchovas e ricota salgada. Os deliciosos grãos brancos e arredondados da cevada, com seu sabor delicado, se complementam com os intensos aromas do mar contidos nas anchovas. A cremosidade do prato combina perfeitamente com a consistência farinácea dos grãos-de-bico, tudo temperado com uma saborosa pitada de ricota salgada: o toque final para obter a salinidade certa. O orzotto não apenas é uma válida alternativa aos risotos clássicos, mas traz à mesa toda a bondade dos cereais em uma perfeita mistura de sabores! 

INGREDIENTES

cevada 320 g
Grão-de-bico cozido 230 g
Caldo de legumes 1 l
Cebolinha fresca 1
Pimenta fresca 1
Salsa quanto baste
Tomilho quanto baste
Azeite virgem extra 20 g
para as anchovas
Anchovas (anchovas) 250 g - (inteiras)
Vinho branco 50 ml
Alho 1 dente
Azeite virgem extra 20 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para misturar
Salada de ricota 100 g

Preparação

Para preparar o orzotto com grão-de-bico, anchovas e ricota salgada, comece colocando no fogo uma panela com bastante água salgada que você utilizará para o caldo de legumes. Dedique-se então à limpeza das anchovas, removendo a cabeça com as pontas dos dedos 1 e as vísceras. Em seguida, retire a espinha 2 e separe o filé ao meio, obtendo assim duas partes 3.

Finalmente, divida cada filé ao meio 4, coloque os filés limpos em uma bandeja e reserve. Então, corte a pimenta e retire a parte verde; remova as sementes internas 5 e corte em tiras finas, depois pique finamente 6.

Agora pegue a cebolinha e retire a parte verde inferior e quaisquer partes verdes remanescentes 7. Em seguida, pique finamente 8. Lave a salsinha e o tomilho em água corrente fresca; pique as folhas finamente 9, coloque a mistura em uma tigelinha e reserve.

Em seguida, passe à cocção da cevada. Coloque em uma frigideira antiaderente 20 g de óleo junto com a cebolinha e a pimenta picadas (reserve cerca de metade da mistura, que você utilizará posteriormente para a cocção das anchovas) 10. Refogue levemente, mexendo com uma colher de pau, até que a cebolinha fique dourada. Neste ponto, adicione também a cevada 11 e deixe tostar por alguns minutos, continuando a mexer para evitar que grude no fundo. Depois, regue com o vinho branco 12.

Quando o vinho evaporar, adicione uma concha de caldo de legumes por vez 13, esperando que o anterior seja totalmente absorvido. Continue mexendo a cevada para permitir uma cocção uniforme, finalmente adicione os grãos-de-bico já cozidos 14, ajuste o sal e a pimenta 15, e continue cozinhando por 20–25 minutos.

Faltando poucos minutos para o final da cocção da cevada, dedique-se à cocção das anchovas. Coloque no fogo uma frigideira antiaderente e despeje o restante do azeite, a mistura de cebolinha e pimenta que você reservou 16; amasse um dente de alho 17 e deixe dourar por alguns instantes. Em seguida, adicione as anchovas 18 e ajuste o sal e a pimenta.

Agora adicione metade da mistura de salsinha e tomilho 19 e continue mexendo delicadamente para manter a polpa do peixe intacta. As anchovas têm uma cocção bem curta: 1-2 minutos no máximo serão suficientes. Assim que estiverem brancas, você pode apagar o fogo 20. Quando a cevada estiver pronta, adicione a salsinha picada 21,

depois, rale a ricota 22. Adicione também as anchovas e misture delicadamente para integrar bem todos os ingredientes 23: seu orzotto com grão-de-bico, anchovas e ricota salgada está pronto para ser saboreado 24!

Conservação

É preferível consumir o orzotto de grão-de-bico, anchovas e ricota salgada imediatamente após seu cozimento, enquanto ainda está quente. Você pode conservá-lo na geladeira, em um recipiente coberto com filme plástico por no máximo 1 dia. A congelação não é recomendada.

Conselho

Esta receita é bastante saborosa, considerando a presença de alguns ingredientes como anchovas, alho, pimenta, salsinha e tomilho, então você pode sentir a necessidade de adicionar menos sal ou até omiti-lo para poder apreciar plenamente o sabor marcante da receita.

A ricota salgada tem um gosto particular e decidido, então se você preferir sabores menos intensos, pode usar, como alternativa, o queijo maturado que mais lhe agrada!

Curiosidade

Existem várias variedades de cevada, sendo que a integral deve ser deixada de molho por pelo menos 24 horas e requer um tempo de cocção de até 1 hora e meia; depois há a descascada, que é parcialmente tratada e precisa de 24 horas de molho e uma cocção de 45 minutos. Por fim, há a cevada pérola que não necessita de molho e leva de 25 a 40 minutos de cocção, dependendo das instruções na embalagem.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.