Linguine com bottarga e berbigão
- Fácil
- 25 min
- Kcal 533
Talvez nem todos saibam que Alghero, além de ser conhecida como cidade turística, é também um lugar onde se experimenta muito na cozinha; entre as receitas elaboradas nesta localidade apresentamos a paella algherese, releitura sarda de um prato principal típico da cultura gastronômica espanhola. Este prato é uma preparação recente: remonta a 2003, e foi criado por ocasião das comemorações dos 900 anos da cidade. A Sardenha, e em particular Alghero, por quase quatro séculos sofreu a dominação espanhola: expressão da contaminação cultural entre a Catalunha e a Sardenha é a paella algherese, que é preparada substituindo o arroz pela fregola (ou fregula), típica massa sarda de trigo duro, combinada com os clássicos ingredientes da paella catalã. Nesta versão da paella algherese propomos uma perfeita combinação entre ingredientes do mar e da terra: lulas, mexilhões e camarões são combinados com o sabor mais forte do frango e da linguiça. A paella algherese é então temperada com uma raladura de bottarga de tainha, que dá à receita um sabor todo especial!
Descubra outras versões saborosas da paella:
Para preparar a paella algherese lave e limpe bem os mexilhões (você pode seguir o procedimento indicado na ficha de cozinha “Como limpar e abrir mexilhões”), então coloque-os dentro de uma panela 1, cubra-os com uma tampa e deixe-os abrir em fogo alto por alguns minutos 2. Uma vez que todos os mexilhões estejam abertos, filtre o líquido do cozimento e reserve tudo 3.
Limpe e corte em anéis as lulas 4 (para mais detalhes você pode seguir as instruções que encontra no vídeo da escola de cozinha “Como limpar as lulas”), corte o frango em pedaços 5, então esfarele com as mãos a linguiça 6.
Lave o pimentão amarelo, retire as sementes e as nervuras internas, depois corte-o em tiras 7. Lave e limpe também os tomates, retire as sementes e corte-os em pedaços 8. Neste ponto, pique finamente a cebola e coloque-a, junto com 4-5 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem, na paellera apropriada (ou em uma frigideira antiaderente) com diâmetro de cerca de 32 cm 9.
Refogue a cebola em fogo baixo, adicionando uma concha de caldo de frango para não queimá-la 10, então adicione a linguiça 11 e o frango 12.
Deixe dourar as carnes por alguns minutos, depois junte o pimentão 13, os tomates 14 e por fim as ervilhas debulhadas e escorridas 15.
Adicione um pouco de caldo (cerca de uma concha) e o açafrão, que você terá dissolvido em uma pequena quantidade de caldo 16, então deixe cozinhar tudo por alguns minutos. Junte a fregola, mexendo 17, e o restante do caldo 18 (sugerimos deixar de lado ainda algumas conchas para adicionar caso a paella seque muito);
cubra tudo com o líquido de cozimento dos mexilhões, que você havia reservado. Deixe cozinhar a paella em fogo médio, por cerca de 20 minutos (o tempo de cozimento da fregola pode variar: verifique o que está escrito na embalagem da fregola em sua posse). Após 10 minutos, durante os quais você terá verificado a fregola mexendo frequentemente e adicionando caldo se necessário, adicione as lulas 20 e, após 5 minutos, também os camarões 21.
Agora, resta adicionar o último elemento: os mexilhões. Elimine uma das conchas, aquela sem molusco 22, então, perto do final do cozimento, adicione os mexilhões à paella 23 (cerca de 3 minutos antes de apagar o fogo). Quando a paella algherese estiver pronta, adicione pimenta a gosto e sirva. Para finalizar, rale abundantemente bottarga de tainha em lâminas sobre cada prato 24 e, se desejar, regue com um fio de azeite de oliva extra virgem.