Salada de frutos do mar
- Médio
- 2 h 20 min
- Kcal 441
A pasta e batatas do mar da Chef Sabrina Macrì nasce dentro do projeto Gustofolie, promovido pela GialloZafferano e pela Embaixada da França na Itália, dedicado ao diálogo entre as culturas gastronômicas italiana e francesa. Uma releitura elegante e surpreendente da tradicional Massa e batata à napolitana. Nesta versão, a chef une a cremosidade envolvente das batatas ao aroma intenso do mar, com mexilhões e lulas que se fundem perfeitamente em um tempero rico em sabor e personalidade.
Cada etapa é pensada para valorizar a simplicidade dos ingredientes e transformá-la em um prato de sabor contemporâneo: o cozimento "risottato" da pasta cria uma consistência aveludada, enquanto a provola defumada e o Parmesão conferem um toque cremoso e um sabor persistente. O resultado é um prato principal gourmet que nasce da tradição campana mas fala a linguagem da alta cozinha.
Aqui estão outras variações deliciosas de Massa e batatas:
Para preparar a pasta e batatas do mar, primeiro faça o Caldo de legumes e mantenha-o aquecido. Comece pela Como limpar e abrir mexilhões 1: remova o biso, raspe bem as conchas e enxágue-os em água corrente 2. Em uma frigideira ampla, aqueça um fio de azeite com um dente de alho, um talo de salsinha e um pedaço de pimenta 2, depois adicione os mexilhões 3.
Refresque com vinho branco 4, depois adicione a água fria 5 para criar um fundo mais abundante. Deixe os mexilhões abrirem em fogo alto com a tampa, isso levará cerca de 5 minutos 6.
Quando estiverem todos abertos, retire-os do fogo 7 e coe o líquido de cozimento 8, que você reservará. Separe os moluscos das conchas 9, deixando alguns inteiros para decorar o prato no final.
Cubra os mexilhões com sua água e reserve 10. Passe para as batatas: descasque-as e corte em cubos regulares 11, em seguida, coloque-as em uma tigela com água fria para evitar que escureçam 12.
Por fim, dedique-se à Como limpar lulas: remova as vísceras, a pele e o bico, depois enxágue bem 13 e corte o corpo em anéis 14 e os tentáculos em pedaços 15.
Agora prepare o refogado: pique finamente cebola, aipo e cenoura 16 e corte os tomatinhos ao meio 17. Aqueça um fio abundante de azeite em uma panela grande, depois adicione a cebola 18.
Adicione também o picado de aipo e cenoura 19. Salgue imediatamente e perfume com uma folha de louro 20, depois deixe dourar por alguns minutos. Quando os legumes estiverem macios, adicione os tomatinhos 21.
Cozinhe em fogo alto por cerca de 5 minutos para que murchem ligeiramente 22. Neste ponto, adicione as batatas escorridas 23 e misture bem com o refogado para que absorvam o sabor. Adicione o caldo de legumes quente 24.
Salgue e apimente 25, depois deixe cozinhar por 10 minutos, até que as batatas comecem a amolecer. Enquanto isso, em uma frigideira à parte, aqueça um fio de azeite com um dente de alho e adicione as lulas, salteando em fogo alto 26. Refresque com vinho branco 27 e deixe evaporar.
Quando tiver formado uma bela crosta, salgue e apimente 28. Agora adicione a pasta diretamente na panela 29 e cozinhe por 10 minutos em fogo baixo, mexendo frequentemente, como se faz com um risoto. Na metade do cozimento, adicione a água filtrada dos mexilhões 27.
Adicione também as lulas 31, misture e adicione mais água, se necessário. Quando faltarem 2 minutos para o final do cozimento, adicione também os mexilhões sem casca 32 e misture delicadamente, deixando ferver suavemente para misturar bem todos os sabores 33.
Enquanto isso, corte a scamorza defumada em cubos 34. Quando a pasta estiver pronta, retire do fogo, aromatize com a pimenta em pó 35 e bastante salsinha picada 36.
Adicione a scamorza 37 e uma pitada de Parmigiano Reggiano ralado 38, depois mexa bem 39 até que os queijos derretam e a consistência fique densa e aveludada.
Emprate a pasta e batatas do mar 40, completando cada porção com alguns mexilhões inteiros para decorar 41 e uma folha de manjericão fresco para perfumar o prato 42.