Risoto com cerveja e speck
- Fácil
- 30 min
- Kcal 560
Quem ama os sabores da montanha não pode resistir a delícias rústicas como Torradas com repolho, casera e speck, Pizzoccheri e Polenta taragna… desta vez pegamos os ingredientes mais saborosos e os transformamos em um apetitoso risoto com repolho, speck e fontina! Um primeiro prato cremoso e suculento que certamente irá conquistar seu paladar, reinventando o clássico Risoto com repolho graças ao uso de queijos e embutidos que são produtos de excelência do nosso território. Portanto, se você ainda não decidiu o que cozinhar para o almoço, recomendamos que experimente o risoto com repolho, speck e fontina: o resultado é garantido!
Experimente também o risoto cavolo nero, linguiça e avelãs, uma deliciosa variação.
Para preparar o risoto com repolho, speck e fontina comece pela limpeza da verdura. Folheie o repolho até chegar às folhas mais tenras 1. Neste ponto, retire 180 g das folhas mais tenras 2 e corte-as em tiras finas 3.
Despeje os restantes 320 g de descarte em uma panela junto com a cenoura, a batata e a cebola, que você já terá descascado e cortado em pedaços grandes. Cubra com bastante água e adicione o sal grosso, depois deixe ferver em fogo baixo por pelo menos 30 minutos 4. Enquanto isso, remova a casca do queijo 5 e corte-o em cubinhos 6.
Reduza o speck em tiras de meio centímetro 7 e passe para o cozimento. Transfira o speck para uma panela e deixe refogar em fogo baixo por 5 minutos, mexendo de vez em quando 8. Quando estiver dourado, reserve 9.
Na mesma panela, despeje o arroz 10 e toste em fogo alto por 2-3 minutos 11. Uma vez que se torne transparente, adicione o repolho 12.
Cozinhe o risoto, regando de vez em quando com uma concha do caldo que você preparou; ajuste o sal 13. No final do cozimento, e fora do fogo, adicione a fontina, o speck 14, a cebolinha picada com a tesoura 15.
Por fim, adicione uma pitada de pimenta, a manteiga 16 e misture para incorporar bem 17. Agora é só servir o risoto com repolho, speck e fontina e bom apetite 18!