Risoto de cerveja com mortadela e flores de abóbora

/5

APRESENTAÇÃO

Os risotos estão entre as preparações mais amadas e apreciadas, especialmente para um jantar entre amigos. Com esta receita, propomos uma maneira diferente de perfumar o risoto de flores de abóbora, uma operação muitas vezes feita com vinho branco ou tinto, dependendo do tempero. O risoto de cerveja com mortadela e flores de abóbora, de fato, é aromatizado com uma cerveja clara que faz o arroz inchar lentamente e dá um retrogosto agradável, além de tornar o risoto cremoso e com uma consistência envolvente. Deliciosos pedaços de mortadela tornam este prato principal muito saboroso e encorpado, enquanto para suavizar o sabor se adicionam flores de abóbora e a casca ralada do limão que junto com o gengibre trazem frescor ao risoto e suavizam o sabor forte da mortadela!

INGREDIENTES

Arroz Carnaroli 320 g
Cerveja loira 100 ml
Mortadela 100 g - um pedaço único
Flores de abobrinha 90 g
Parmigiano Reggiano DOP 60 g - para ralar
Manteiga 50 g
Cebolas ½
Casca de limão ½ - não tratado
Gengibre fresco 1 colherinha - para ralar
Azeite virgem extra 1 colher
Funcho selvagem quanto baste
Tomilho quanto baste
Manjerona quanto baste
Alecrim quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para cerca de 1 l de caldo de legumes
Água 2 l
Aipo 1 talo
Cenouras 1
Cebolas ½
Salsa 1 punhado
Sal fino 1 pitada

Preparo

Para preparar o risoto de cerveja com mortadela e flores de abóbora, prepare primeiro o caldo de legumes (você pode consultar o procedimento clicando na Escola de Culinária: como preparar o caldo de legumes, respeitando as quantidades desta receita). Em seguida, pique finamente as ervas aromáticas 1, descasque e pique também a cebola 2, depois rale o gengibre fresco 3.

Depois rale também a casca do limão 4, corte a mortadela em cubos 5; finalmente, limpe as flores de abóbora: lave-as delicadamente em água corrente, depois seque-as com um pano, então abra-as delicadamente e retire o pistilo interno 6 e o caule.

Em seguida, corte-as em tiras 7. Em uma panela ampla e bem funda, despeje o óleo e 20 g de manteiga 8 para derreter em fogo baixo. Em seguida, adicione a cebola picada 9 e mexa para murchar.

Neste ponto, despeje o arroz para tostar, mexendo com uma colher de pau 10. Em seguida, regue com a cerveja 11 e deixe evaporar. Depois, comece a adicionar uma concha de caldo de legumes de cada vez 12, esperando que seja absorvida antes de prosseguir com outra.

Na metade do cozimento, adicione os cubos de mortadela 13, a casca do limão 14 e o gengibre ralado 15.

Adicione ao risoto também as ervas aromáticas picadas 16. Cozinhe o risoto adicionando aos poucos o caldo de legumes, então ao final do cozimento apague o fogo e adicione as flores de abóbora (17-18)

misture com a manteiga restante 19 e o Parmesão ralado 20. Você pode servir o risoto de cerveja com flores de abóbora bem quente 21!

Conservação

Recomenda-se consumir o risoto recém-feito. Você pode armazená-lo na geladeira em um recipiente hermético por no máximo um dia.

Conselho

As flores de abóbora são lindíssimas; se quiser, pode deixá-las inteiras: ficarão menos integradas, mas mais visíveis! Se você quiser acentuar o aroma da cerveja, pode usar uma de duplo malte ou vermelha!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.