Risotto com creme de cebola e avelãs

/5

APRESENTAÇÃO

Se você ama risotos refinados e de sabor envolvente, não pode perder esta criação do chef Francesco Vitale do Remulass: o risoto com creme de cebolas e avelãs. Este prato principal, que vem diretamente da cozinha do sofisticado bistrô milanês, une a simplicidade dos produtos locais à maestria culinária. A base cremosa de cebolas, doce e delicada, envolve o arroz em uma sinfonia de sabores, enquanto as avelãs torradas adicionam um contraste crocante e uma nota amadeirada, perfeitamente equilibrada. Nesta receita, a protagonista é a cebola roxa, mas para ressaltar melhor o prato, o chef recomenda usar a cebola de Milão, uma variedade muito doce e aromaticamente delicada. Com cada colherada, você descobrirá uma viagem sensorial que celebra a autenticidade dos ingredientes e a criatividade da tradição, levando o risoto com creme de cebolas e avelãs a um nível superior!

Aqui outras ideias apetitosas para os seus risotos cremosos:

 

INGREDIENTES

Arroz Carnaroli 320 g
Caldo de legumes 1,7 l
Vinho branco 50 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para o creme de cebolas
Cebolas roxas 800 g - (para limpar)
Manteiga 120 g
Sálvia 12 folhas
Vinagre de vinho branco 40 g
Sal fino quanto baste
para emulsionar
Parmigiano Reggiano DOP 120 g - (para ralar)
Manteiga 60 g
Azeite virgem extra 30 g
para decorar
Avelãs torradas 80 g - picadas grosseiramente
Sálvia quanto baste - folhas pequenas
Óleo de girassol quanto baste

Preparação

Para preparar o risoto com creme de cebolas e avelãs, primeiro prepare o Caldo de legumes e mantenha-o aquecido. Limpe e fatie as cebolas roxas 1. Em uma panela quente, coloque a manteiga em pedaços 2. Quando derreter, adicione as cebolas 3.

Adicione as folhas de sálvia 4, salgue 5, apimente e cozinhe com a tampa por 15 minutos em fogo médio-baixo, mexendo de vez em quando 6.

A cebola deve ficar macia e seca 7. Regue com o vinagre de vinho branco 8 e deixe evaporar, depois transfira as cebolas para um recipiente 9.

Bata com o mixer de imersão até obter um creme liso e aveludado 10. Passe o creme por uma peneira 11 para torná-lo mais homogêneo. Passe para o cozimento do arroz: em uma panela, aqueça um fio de óleo 12.

Adicione o arroz 13 e salgue 14. Quando o arroz estiver bem tostado e quente, regue com vinho branco 15 e deixe evaporar.

Cozinhe por 10 minutos adicionando o caldo aos poucos; certifique-se sempre de que o líquido esteja fervendo e que o anterior tenha sido absorvido 16. Enquanto isso, frite por poucos instantes as folhinhas de sálvia em óleo de sementes quente a 170° 17, apenas o tempo suficiente para ficarem crocantes, depois escorra 18.

Coloque-as sobre um prato forrado com papel absorvente para secar o óleo 19 e reserve. Passados os 10 minutos de cozimento do arroz, adicione o creme de cebolas na panela 20 e continue cozinhando por mais 2 minutos. Desligue o fogo 21.

Emulsione com Parmigiano Reggiano ralado, manteiga fria 22 e óleo 23. Por fim, apimente a gosto 24.

Misture energicamente, depois deixe descansar por um minuto 25. Sirva o risoto decorando com as avelãs tostadas e grosseiramente picadas 26 e as folhinhas de sálvia frita. O risoto com creme de cebolas e avelãs está pronto para ser servido 27!

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente o risoto com cebolas e avelãs.

Você pode preparar o creme de cebolas com antecedência e guardá-lo na geladeira por no máximo 2 dias.

Conselho

Para um resultado ideal, escolha um arroz Carnaroli de alta qualidade e avelãs do Piemonte.

Para o cozimento do risoto, é preferível usar uma panela larga e de fundo duplo.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.