Linguiça ao vinho tinto com polenta

/5

APRESENTAÇÃO

A linguiça ao vinho tinto com polenta é um prato único de caráter rústico e envolvente, perfeito para quem ama sabores marcantes e a cozinha tradicional. O longo cozimento da linguiça no vinho tinto confere a ela um sabor intenso e aromático. A Polenta, macia e aveludada, combina perfeitamente com o molho, criando um equilíbrio de consistências que conquista na primeira prova. É ideal para os dias frios, quando se deseja algo quente e substancioso. Com esta receita, você transformará poucos ingredientes em um prato apetitoso!

Se você está procurando outras receitas com polenta, não perca:

INGREDIENTES

Para a linguiça
Salsicha 1 kg
Farinha tipo 00 quanto baste
Aipo 1 - talo
Cenouras 1
Cebolas brancas 1
Manteiga 20 g
Azeite virgem extra quanto baste
Vinho tinto 1 l
Sálvia quanto baste
Alecrim quanto baste
Zimbro quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para a polenta
Farinha de milho fina 250 g
Água 1 l
Sal quanto baste

Preparação

Para preparar a linguiça ao vinho tinto com polenta, como primeira coisa corte a linguiça em pedaços de 5 cm de comprimento 1. Pique finamente o aipo 2 e a cenoura 3.

Faça o mesmo com a cebola 4. Passe a linguiça na farinha 5 e elimine o excesso 6, na linguiça deve ficar apenas uma leve camada de farinha.

Em uma panela aqueça o óleo, em seguida adicione a linguiça 7 e doure bem 8 em fogo médio-alto. Retire a linguiça da panela transferindo-a para uma tigela 9.

Na mesma panela adicione a manteiga 10 e, uma vez derretida, adicione o aipo, a cenoura e a cebola 11. Tempere com sal e pimenta 12. Refogue por alguns minutos.

Coloque a linguiça de volta na panela 13 e despeje o vinho tinto 14. Junte também o sálvia e o alecrim 15.

Por último, adicione algumas bagas de zimbro ligeiramente esmagadas 16. Cubra com uma tampa em acordeão 17 e cozinhe em fogo baixo por 45 minutos. Enquanto isso, em outra panela, ferva um pouco de água e ajuste o sal 18.

Despeje a polenta em chuva 19 e misture continuamente até terminar o cozimento 20, levará de 30 a 40 minutos, verifique as instruções na embalagem. Coloque a polenta em um prato fundo 21.

Com uma colher, faça um buraco no centro 22 e coloque a linguiça 23. Sua linguiça ao vinho tinto com polenta está pronta para ser degustada 24.

Conservação

A linguiça ao vinho tinto pode ser conservada na geladeira, em um recipiente fechado, por 1 a 2 dias. É aconselhável conservar a polenta e a linguiça separadamente, para manter melhor as consistências.

Conselho

Para um fundo mais rústico, em vez do clássico refogado de cenoura, aipo e cebola, você pode usar cenouras cortadas grosseiramente e cebolas tipo borettana. Para um sabor ainda mais marcante, você pode adicionar cogumelos porcini. Para variar a base, em vez da polenta clássica, você pode optar por uma polenta taragna.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.