Tortinhas de arroz recheadas

/5

APRESENTAÇÃO

Você já se perguntou como impressionar com um risoto elegante quando prepara um jantar para seus amigos? O risoto de açafrão é uma garantia e conquista a todos, mas hoje o apresentamos em uma versão realmente deliciosa e divertida: as tortinhas de arroz recheadas. Basta preparar um clássicoRisoto de açafrão e colocá-lo em simpáticas forminhas, criando um recheio rico de queijo derretido e suculenta salsicha: uma combinação imbatível especialmente no inverno! Uma leve cocção no forno será o que tornará esta preparação deliciosamente crocante e derreterá o recheio de queijo dentro das forminhas! Mas também revelamos um truque: você pode preparar suas tortinhas algumas horas antes e conservá-las na geladeira, aquecendo-as enquanto seus convidados degustam um bom vinho e começam a petiscar os aperitivos: tudo que você terá que fazer é assá-las e... aproveitar o jantar!

INGREDIENTES

Ingredientes para 8 tortinhas
Arroz Carnaroli 280 g
Vinho branco 50 g
Açafrão 0,15 g - (1 pacotinho)
Caldo de legumes 600 g
Fontina 80 g
Chalota 60 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para o recheio de salsicha
Salsicha 200 g
Vinho branco 50 g
Funcho selvagem quanto baste
Azeite virgem extra 30 g
Alho 1 dente
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para as forminhas e a assadeira
Manteiga 10 g
Grana Padano DOP 20 g - ralado
Azeite virgem extra 10 g

Preparação

Para preparar a tortinha de arroz recheada, comece preparando o Caldo de legumes. Em seguida, pique finamente o funcho 1 e reserve. Pegue a salsicha, faça um corte na pele 2 e, depois de retirá-la puxando, desfaça a salsicha grosseiramente com as mãos ou os dentes de um garfo 3 e reserve também.

Depois, pegue o queijo, corte-o em tiras e depois em cubos de igual tamanho 4 que servirão para o recheio das tortinhas. Prossiga picando finamente uma cebola 5 que você irá dourar com o azeite em uma panela antiaderente 6.

Adicione uma concha de caldo quente 7 e deixe a cebola murchar. Quando o caldo estiver completamente seco, toste o arroz por 1 minuto 8, mexendo continuamente para evitar que grude no fundo da panela. Em seguida, regue com vinho branco 9 e deixe evaporar.

Continue a cocção do arroz, adicionando uma concha de caldo sempre que o anterior tiver sido completamente absorvido 10. Dez minutos antes do fim da cocção do arroz, adicione o açafrão 11 e misture bem ao arroz para dar uma coloração e sabor uniformes. Ajuste o sal e a pimenta. Enquanto continua a cozinhar o arroz adicionando o caldo, dedique-se também à preparação da salsicha: em uma frigideira antiaderente, coloque o azeite e doure um dente de alho 12.

Quando obtiver uma coloração dourada, retire-o 13 e adicione a salsicha desfeita 14. Cozinhe em fogo alto por cerca de 7-8 minutos, regando com o vinho branco 15 que depois deixará evaporar.

Perfume finalmente com o funcho 16, ajustando o sal 17 e a pimenta. Misture bem tudo para permitir que os diferentes sabores se incorporem. Após o tempo de cocção, desligue o fogo. Neste ponto, o risoto também estará pronto 18.

Adicione ¾ da salsicha ao risoto 19, misture bem e deixe esfriar. Enquanto isso, pegue 8 forminhas de alumínio descartáveis e unte-as com manteiga 20, fazendo o queijo ralado aderir bem à superfície interna 21. Para esta operação, você pode colocar queijo ralado dentro da forminha e depois deixá-lo deslizar pelas paredes, inclinando suavemente a forminha com as mãos: você deverá criar uma espécie de revestimento para toda a superfície.

Coloque dentro de cada forminha 1-2 colheres de risoto com a salsicha 22 e, com a ajuda de uma colher de chá, faça aderir bem ao fundo e às paredes do seu suporte para as tortinhas: você deverá criar um buraco no centro da forminha. Coloque alguns cubos de queijo 23 e um pouco da salsicha que você reservou 24.

Em seguida, cubra o recheio com mais arroz de modo que fique completamente escondido dentro 25. Repita a operação para todas as outras forminhas. Neste ponto, pegue uma assadeira e unte-a com óleo 26, se preferir, pincelando o óleo por toda a sua superfície. Desenforme as forminhas na assadeira com cuidado para que mantenham a forma 27.

Asse as tortinhas no forno em modo de baixa umidade a 180°C por 20 minutos 28 29. Após o tempo necessário de cocção, retire a assadeira do forno e deixe firmar por alguns minutos à temperatura ambiente antes de servir suas tortinhas de arroz recheadas 30!

Conservação

Recomendamos consumir as tortinhas de arroz recheadas assim que prontas. Caso sobrem, você pode conservá-las na geladeira, em recipiente hermético, por no máximo 2 dias.

Se você usou apenas ingredientes frescos e não descongelados, pode também congelá-las antes do passo no forno. Para usá-las, descongele-as na geladeira e depois continue a cocção no forno conforme a receita.

Conselho

O toque a mais para quem não resiste a sabores intensos? Adicione também cogumelos cozidos em uma frigideira à parte e junte ao recheio!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.