Tacinhas de caponata com atum e tzatziki

/5

APRESENTAÇÃO

Como se prepara uma entrada original? Você pode optar pelo clássico com o eterno cocktail de camarões, os amantes de massas fermentadas vão colocar a mão na massa para fazer deliciosos pãezinhos festivos, os defensores da massa folhada não abrirão mão dos salgadinhos e depois há os gourmets que querem a todo custo criar pratos super originais. Então hoje decidimos surpreender e conquistar você com esta receita super saborosa. São as tacinhas de caponata com atum e tzatziki, uma entrada fresca e saborosa, que inclui três pratos emblemáticos da culinária. Começa com a caponata, um clássico da culinária siciliana. Um perfumado tartar de atum acompanhado por um dos molhos mais famosos da culinária grega, o tzatziki.
Esta entrada é fresca, original e, acima de tudo, um verdadeiro prazer para o paladar, um jogo de texturas que fará seus convidados se apaixonarem. Experimente também as tacinhas de caponata com atum e tzatziki, talvez combinadas com outras sugestões de entrada, e nos diga qual foi a receita mais votada pelos convidados!

Experimente também a caponata de berinjela com molho de cacau e a caponata de legumes, duas variações mais ricas e saborosas da receita tradicional!

INGREDIENTES

Ingredientes para 4 taças
Berinjelas 100 g
Cebolinhas 100 g - de Tropea
Aipo 40 g
Tomates datterini 150 g
Azeitonas verdes 60 g - sem caroço
Alcaparras em sal 5 g
Alho 2 dentes
Azeite virgem extra 30 g
Vinagre de maçã 2 colheres
Açúcar mascavo 1 colherinha
Sal fino 1 colherinha
Pimenta preta 1 colherinha
Para o atum
Filetes de atum 240 g
Casca de limão 1
Flor de sal 1 colherinha
Para o tzatziki
Iogurte grego 150 g
Pepinos 50 g
Manjericão 20 g
pistachios 10 g
Amêndoas peladas 10 g

Preparo

Para preparar as tacinhas de caponata com atum e tzatziki, comece pela caponata. Corte o topo da berinjela, fatie-a 1 e corte em cubos de 1 cm 2. Aqueça uma frigideira com óleo e frite os cubos por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando 3.

Assim que estiverem dourados, escorra-os em papel absorvente 4. Na mesma frigideira, adicione mais um fio de óleo e aqueça junto com os dentes de alho, a cebolinha limpa e fatiada finamente 5, os tomatinhos cortados ao meio 6.

Tempere com sal e pimenta 7 e açúcar mascavo 8. Misture e deixe o açúcar derreter, depois adicione o vinagre. Deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutos 9.

Enquanto isso, pique os alcaparres dessalinizados e as azeitonas verdes sem caroço; reserve um momento 10. Faça o mesmo com amêndoas e pinhões 11 e toste-os em outra frigideira, tomando cuidado para não queimá-los 12.

Deixe isso de lado também e, finalmente, cuide do aipo. Descasque-o superficialmente com um descascador de batatas, para eliminar as fibras 13. Finalmente, corte em rodelas 14. Neste ponto, os tomatinhos devem estar cozidos, desligue o fogão, descarte o alho 15,

e adicione os cubos de berinjela 16. Adicione também o aipo 17, azeitonas e alcaparras picadas 18,

misture e deixe esfriar um pouco 19. Enquanto isso, cuide do atum. Corte-o em tiras 20 e depois em cubos bem pequenos 21.

Reúna os pedaços em uma tigela e rale a casca de limão 22, o sal em flocos e misture 23. Vamos ao tzatziki. Em um recipiente, coloque o iogurte grego, o manjericão rasgado à mão, o suco de limão 24.

Adicione também 2/3 da mistura de amêndoas e pistaches tostados 25. Depois fatie finamente o pepino, corte cada fatia em 4, obtendo assim 4 triângulos 26 e adicione à mistura. Misture delicadamente 27.

Tudo está pronto, passe para a composição. No fundo de um copo, coloque primeiro a caponata, depois o atum 28, o iogurte grego e um pouco da mistura de frutas secas tostadas 29. Continue assim com todos os outros e suas tacinhas de caponata com atum e tzatziki estão prontas para serem servidas com uma bela folhinha de manjericão 30!

Conservação

Não é recomendada qualquer tipo de conservação uma vez prontas as tacinhas de caponata com atum e tzatziki.
Se preferir, você pode preparar a caponata com antecedência e conservá-la por alguns dias.

Conselho

Às tacinhas de caponata com atum e tzatziki falta apenas uma nota de picância: adicione algumas gotas de tabasco ao atum marinado.
Varie as frutas secas de acordo com seu gosto: avelãs, nozes e até mesmo nozes pecãs. Se sentir falta do gergelim no seu atum, será suficiente tostar sementes, claras ou escuras, e adicioná-las sempre na fase de marinada.

Para um consumo seguro de peixe cru, marinado ou semicru

Antes de consumir peixe cru, marinado ou não perfeitamente cozido, recomenda-se congelá-lo por pelo menos 96 horas a -18 graus em um congelador doméstico marcado com 3 ou mais estrelas, conforme diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.