Torta de pistache com namelaka de iogurte

/5

APRESENTAÇÃO

Linda, deliciosa e com sucesso garantido... a torta de pistache com namelaka de iogurte é uma alegria tanto para os olhos quanto para o paladar! Uma torta que une várias preparações diferentes, começando pela base de massa de pistache e terminando com a decoração de Namelaka, a versão branca do clássico creme de chocolate que, neste caso, foi enriquecida com iogurte. Mas não acaba aqui: no centro você encontrará duas camadas de geleia de framboesa e uma camada de Creme frangipane na variante de pistache, adornada com framboesas frescas. Se você ama o sabor destes ingredientes, vai adorar como eles se fundem entre si enquanto saboreia, pedaço após pedaço, esta fabulosa torta de pistache com namelaka de iogurte!

A namelaka e o frangipane conquistaram você? Experimente também estas sobremesas:

INGREDIENTES

Para a massa de pistache (para uma forma com diâmetro de 22 cm)
Farinha tipo 00 200 g
Farinha de pistache 25 g
Manteiga 125 g - macio
Açúcar de confeiteiro 70 g
Ovos 1
Sal fino 1 pitada
Para a namelaka de iogurte
Creme de leite fresco líquido 330 g - fria
Chocolate Branco 240 g
Leite inteiro 150 g
Iogurte natural natural 105 g
Gelatina em folhas 8 g
Mel de acácia 1 colherinha
Para o creme frangipane de pistache
Farinha de pistache 100 g
Manteiga 100 g - macio
Açúcar de confeiteiro 100 g
Ovos 2
Amido de milho (maizena) 10 g
Sal fino 1 pitada
Para rechear e decorar
Framboesas 375 g
Geleia de framboesa 300 g
Creme de pistache quanto baste - pura
Granulado de pistache quanto baste

Preparação

Para preparar a torta de pistache com namelaka de iogurte, comece preparando a namelaka: primeiro coloque a gelatina de molho em água fria e derreta o chocolate branco em banho-maria ou no micro-ondas. Aqueça o leite e o mel em uma panela 1. Assim que atingir o ponto de fervura, desligue o fogo, adicione a gelatina espremida 2 e misture até dissolver completamente 3. Deixe de lado por um momento.

Em outra tigela, misture o iogurte com o chocolate derretido 4, em seguida adicione o leite ainda quente, aos poucos 5, e misture bem com a espátula 6.

Por fim, adicione o creme de leite frio em fio 7 e emulsione com um mixer de imersão 8. Cubra com filme plástico em contato e deixe firmar na geladeira por pelo menos 8 horas 9.

Passe para a massa: coloque a manteiga amolecida e o açúcar de confeiteiro em uma tigela 10 e misture com a espátula 11, em seguida adicione o ovo 12 e misture novamente para absorvê-lo. Não se preocupe se a mistura ficar granulada.

Neste ponto, adicione o sal 13, a farinha de trigo 14 e a farinha de pistache 15.

Amassa rapidamente primeiro na tigela 16 e depois na superfície de trabalho 17 até obter uma consistência compacta e homogênea, cuidando para trabalhar a massa o mínimo possível. Achate levemente a massa, envolva-a em filme plástico e deixe firmar na geladeira por pelo menos 2 horas (preferencialmente durante toda a noite) 18.

Após o tempo de resfriamento, estenda a massa sobre uma superfície levemente enfarinhada até uma espessura de cerca de 3 mm 19. Corte a massa com um aro de diâmetro 22 cm e altura de 3 cm 20, depois corte tiras levemente mais largas que a altura do aro do restante da massa 21.

Transfira a base junto com o aro para uma assadeira forrada com papel manteiga (ou um tapete microperfurado) e fure a base. Forre os lados com as tiras 22, depois pressione delicadamente com os dedos para aderir à base. Elimine a massa em excesso com uma faca 23 e coloque tudo na geladeira enquanto prossegue com a receita 24.

Dedique-se ao creme frangipane: coloque a manteiga amolecida e o açúcar de confeiteiro em uma tigela 25 e misture-os com uma espátula 26, em seguida adicione um ovo de cada vez, misturando com um batedor para absorvê-los 27, sem bater a mistura.

Adicione a farinha de pistache 28, o sal e o amido de milho 29, depois incorpore os ingredientes secos com o batedor 30. Transfira o creme para um saco de confeitar e reserve.

Agora, retire a massa da geladeira e espalhe uma fina camada de geleia de framboesa, previamente peneirada 31 32, e, em seguida, adicione o creme frangipane 33.

Espalhe uniformemente o creme com uma espátula até alguns milímetros da borda 34, em seguida, encaixe as framboesas pressionando delicadamente 35. Asse em forno ventilado pré-aquecido a 160°C por 30 minutos 36.

Após o tempo de cozimento, retire a torta do forno e deixe esfriar 37. Retire a namelaka de iogurte da geladeira e amoleça com uma batedeira elétrica 38, depois transfira para um saco de confeitar 39.

Quando a torta estiver fria, espalhe por cima uma fina camada de geleia de framboesa 40, depois cubra tudo com picos de namelaka 41 e decore com algumas framboesas frescas 42.

Complete a decoração com pontinhos de creme de pistache 43 e granulado de pistache 44. Sua torta de pistache com namelaka de iogurte está pronta para ser servida 45!

Conservação

A torta de pistache com namelaka de iogurte pode ser conservada na geladeira por 2-3 dias, em um recipiente hermético.

Você pode congelá-la após o cozimento, sem a namelaka.

Conselho

Prepare a massa e a namelaka no dia anterior.


Se preferir, você pode fazer a massa com uma batedeira equipada com gancho em formato de folha, seguindo o mesmo procedimento.

Você pode substituir as framboesas (tanto a geleia quanto os frutos frescos) por mirtilos ou amoras, certificando-se de escolher uma geleia com nota ácida suficiente para equilibrar a doçura do chocolate branco.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.