Torta de ricota e morangos

/5

APRESENTAÇÃO

Finalmente o aroma de morangos já está presente nas bancas de frutas e verduras. Já imaginamos que todos vocês estarão prontos para assar bolos, tortas e por que não preparar uma deliciosa geleia para o ano todo! Bem, hoje sugerimos uma nova receita que irá conquistá-lo, trata-se da torta de ricota e morangos. Uma sobremesa fresca para servir aos seus convidados amantes desta preciosa fruta primaveril. Precisamos confessar que a ideia base era revisitar a torta de ricota e peras. Mas em vez de usar a clássica base de frutas secas, escolhemos uma simples e rápida massa de biscoito. Está curioso? Bem, então você deve tentar nossa torta de ricota e morangos e não se esqueça de nos dizer o que achou!

INGREDIENTES

Ingredientes para dois discos de massa biscoito de 20 cm
Ovos 110 g - cerca de 2 médias em temperatura ambiente
Farinha tipo 00 50 g
Açúcar 70 g
Mel millefiori 5 g
Casca de limão ½
Para a calda de limão
Água 150 g
Casca de limão ½
Açúcar 75
Fava de baunilha ½
Para os morangos
Morangos 300 g
Sambuca 20 g
Açúcar 15 g
Para o creme de ricota
Ricota de vaca 350 g
Creme de leite fresco líquido 110 g
Açúcar de confeiteiro 50 g
Gelatina em folhas 10 g

Preparo

Para preparar a torta de ricota e morangos, comece pela massa de biscoito. Coloque em uma tigela os ovos em temperatura ambiente, adicione o mel, as raspas de limão 1 e em seguida o açúcar aos poucos. Ligue a batedeira e bata por cerca de dez minutos até a mistura ficar fofa e clara, fazendo 'escrita' ao levantar as pás 3.

Desligue a batedeira, posicione uma peneira e peneire a farinha 4. Incorpore delicadamente com movimentos de baixo para cima, usando um batedor manual ou uma espátula 5. Transfira a mistura para dois aros de confeitaria, ou também duas formas, de 20 cm untadas e enfarinhadas 6.

Nivele delicadamente a superfície 7 e coloque para assar 8: os discos assam em forno estático, já aquecido a 180°, por cerca de 10 minutos 9.

Depois de assados, vire-os sobre uma grade e retire delicadamente o papel manteiga enquanto ainda estão quentes. Em seguida, deixe esfriar completamente 10. Prepare a calda de limão, deixando em infusão as raspas de limão e a fava de baunilha por uma hora. Após esse tempo, coloque tudo em uma panela, adicione o açúcar 12.

e quando estiver dissolvido, coe e deixe esfriar 13. Enquanto isso, passe para os morangos. Depois de mergulhá-los por alguns instantes em água fria, escorra e limpe-os. Retire a parte superior e corte uma quantidade suficiente para revestir a circunferência da forma 14. O restante, corte em pedaços e junte em uma tigela 15.

Sobre os pedaços de morango, coloque o açúcar 16, misture e deixe macerar por cerca de dez minutos 17. Depois, coloque na frigideira 18,

junto com a sambuca e salteie em fogo alto: cuidado com a possível chama se você usar o fogão tradicional. Assim que estiverem levemente amolecidos, desligue o fogão e reserve 19. Agora vamos para o creme. Coloque a gelatina para hidratar em água fria por cerca de dez minutos 20. Enquanto isso, peneire a ricota 21.

Aqueça 25 gramas de creme de leite e dissolva a gelatina escorrida 22, em seguida despeje sobre a ricota e misture 23. Depois, adicione os morangos amornados 24.

Despeje os restantes 85 g de creme de leite frio em uma tigela junto com o açúcar de confeiteiro 25 e bata em ponto de neve com as pás da batedeira 26. Adicione o creme batido na tigela 27,

incorpore delicadamente 28. Reserve algumas colheres, de preferência sem morangos 29. Neste ponto, está tudo pronto, passe para a montagem. Em um aro de confeitaria revestido de acetato (provavelmente a circunferência será um pouco menor que os 20 cm iniciais) e colocado sobre um prato giratório ou clássico, disponha o primeiro disco de massa de biscoito 30.

Molhe com um pouco de calda 31, despeje o creme com os pedaços de morango 32, e em seguida coloque o outro disco 33.

Umedeça a superfície e leve à geladeira por algumas horas 34. Após este tempo, retire o acetato 35 e vá cobrir a torta. Pegue o creme reservado e misture com um pouco de creme de leite até obter um creme macio, não muito líquido 36.

Em seguida, cubra completamente o doce com uma espátula 37, decore com as fatias de morango, dispondo-as alternadamente uma vez com a ponta para cima e outra para baixo 38. Decore a superfície a gosto e a sua torta de ricota e morangos está pronta 39.

Conservação

A torta de ricota e morangos se conserva por 2-3 dias na geladeira.

Seria melhor não congelá-la.

Conselho

Em vez de sambuca, você pode usar limoncello para reforçar a parte ácida da sua torta de ricota e morangos!
Fora de época, você pode usar geleia de morango no creme, para decoração, opte por pedacinhos de frutas secas torradas na frigideira.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.