Torta esfarelada com creme de limão

/5

APRESENTAÇÃO

Se você já está apaixonado pela Sbriciolata de Nutella ou pela clássica Farofinha com creme, aqui está a sbriciolata com creme de limão! Vamos mergulhá-lo em outra variante deliciosa desta sobremesa feita com uma casca de migalhas de Massa podre fácil de fazer, inspirada na tradicional Torta sbrisolona de Mantova. A fragrante casca desta vez envolve uma camada generosa de creme perfumado de limão, feito à moda clássica com farinha: uma sobremesa deliciosa para servir tanto como sobremesa fina quanto para um super lanche com um sabor fresco e aromático. O aspecto genuíno e rústico da sbriciolata com creme de limão esconde, na primeira mordida, sua divina bondade!

Experimente outras variantes de sbriciolata:

INGREDIENTES

Farinha tipo 00 250 g
Manteiga 100 g - (frio)
Ovos 55 g - (cerca de 1 médio)
Açúcar de confeiteiro 150 g
Fermento químico em pó 3 g
Casca de limão 1
Sal fino 1 pitada
para o creme
Farinha tipo 00 35 g
Leite inteiro 400 g
Gemas 65 g - (cerca de 4 ovos médios)
Açúcar 130 g
Suco de limão 65 g
Casca de limão 1
para decorar
Açúcar de confeiteiro quanto baste

Preparação

Para preparar a sbriciolata com creme de limão, primeiro corte a manteiga em pedaços e mantenha na geladeira: precisará estar bem fria para a base. Enquanto isso, cuide do creme. Aqueça o leite 1, adicione uma pitada de sal 2 e leve quase à fervura. Enquanto isso, em uma tigela, coloque as gemas e a casca de limão 3.

Adicione o açúcar e misture 4, incorpore também a farinha peneirada 5 e o suco coado do limão 6. Misture até obter uma mistura homogênea e sem grumos.

Agora incorpore o leite quente, despejando em 2-3 vezes 7 e misture. Despeje a mistura na panela onde aqueceu o leite 8 e leve o creme à fervura, continuando a mexer continuamente e cuidando de tocar bem o fundo da panela 9. Quando o creme começar a engrossar, deixe cozinhar por cerca de 1-2 minutos.

Uma vez que o creme esteja pronto 10, despeje em uma assadeira e cubra com filme plástico em contato 11. Deixe esfriar à temperatura ambiente e depois transfira para a geladeira. Agora cuide da base: no processador de alimentos, adicione a farinha e a manteiga bem fria 12.

Uma pitada de sal, o fermento 13 e a casca de um limão 14. Ligue o processador para obter uma mistura arenosa e despeje em uma tigela grande 15.

Adicione o açúcar de confeiteiro 16, o ovo 17 e misture com as pontas dos dedos 18.

Trabalhe apenas o tempo necessário para absorver os líquidos. Cubra com filme plástico 19 e deixe esfriar na geladeira por pelo menos 1 hora. Após o tempo de resfriamento da base e do creme, pegue a massa fria e com as mãos esfarele 20. Despeje mais da metade da massa na forma forrada com papel manteiga de 20 cm de diâmetro 21.

Com as mãos, forme a casca e pressione levemente para evitar que o creme escape 22. Em seguida, pegue o creme e com uma espátula misture 23, depois despeje na forma 24.

Com o restante da massa, cubra a superfície da forma 25. Asse em forno já aquecido por cerca de 80 minutos, a 180 °C, na prateleira mais baixa do forno. Após o tempo de cozimento, retire do forno e deixe esfriar 26. Depois de frio, desenforme a sbriciolata com creme de limão 27 e polvilhe com açúcar de confeiteiro a gosto.

Conservação

Pode ser conservada na geladeira por 2-3 dias, coberta. Não é recomendado congelar.

Conselho

Para o bom resultado da massa, a manteiga usada deve estar fria de geladeira e não deve ser aquecida demais, manuseá-la com as mãos por muito tempo pode aquecê-la, este processo deve durar o menor tempo possível.

O descanso na geladeira é fundamental para trazer a manteiga de volta a uma temperatura ótima para o bom resultado do efeito arenoso. Para o creme de limão, é melhor usar farinha pois está prevista a segunda cocção no forno.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.