Torta salgada caprese

/5

APRESENTAÇÃO

A caprese é a entrada de verão por excelência... amada pelos italianos por sua frescura e simplicidade, é também uma das saladas mais conhecidas do mundo. A lenda diz que este prato foi feito pela primeira vez na ilha de Capri, daí o nome caprese. Um conjunto de ingredientes da tradição mediterrânea: tomate e muçarela servidos crus, perfeitos para saborear nos dias mais quentes, graças à sua leveza. Depois de declinar a caprese em versões originais como os Macarons caprese e a caprese fritta hoje escolhemos propô-la como torta salgada, crocante e colorida! A torta salgada caprese é perfeita para enriquecer seus buffets de verão, ou para servir durante um aperitivo! A crostinha crocante de massa brisée reúne toda a essência da verdadeira salada caprese, enriquecida pelo molho de manjericão. Então, ficamos curiosos? Realizem também vocês esta fantástica variação!

INGREDIENTES

para a massa brisée (para uma forma 35x11)
Manteiga 100 g - frio
Farinha tipo 00 200 g
Água 60 g - fria
Sal fino 2 g
Orégano 1 g - seco
para o creme de manjericão
Manjericão 20 g
Azeite virgem extra 80 g
Pinhões 50 g
para rechear e decorar
Mozzarella 150 g
Tomates rama 200 g
Manjericão quanto baste
Orégano quanto baste - seco

Preparação

Para preparar a torta salgada caprese, comece fazendo a massa brisée. Coloque no liquidificador a farinha, o sal 1 a manteiga fria cortada em cubos 2 e comece a bater até obter uma mistura arenosa e farinosa 3.

Transfira então para uma bancada, dê a forma clássica de fonte e adicione o orégano seco no centro 4. Despeje a água fria e comece a amassar rapidamente 5, para não aquecer a massa. Trabalhe até compactar a mistura, então envolva-a em filme plástico 6 e deixe descansar por 40 minutos na geladeira.

Passado o tempo de descanso, retire a massa da geladeira e abra-a sobre uma superfície levemente enfarinhada, até obter uma espessura de cerca de meio cm 7. Em seguida, enrole a massa no rolo de massa e transfira para uma forma retangular 35X11 8, faça uma leve pressão com os dedos para aderir bem a massa à forma e corte os excessos de massa 9.

Fure a base da torta salgada com os dentes de um garfo 10, forre-a com um retângulo de papel manteiga, ligeiramente maior que a forma, e continue com a Como fazer a cocção às cegas. Despeje as esferas de cerâmica (ou grão-de-bico seco) sobre o papel manteiga 11 e leve ao forno pré-aquecido a 180° por 30 minutos (se usar forno ventilado, asse a 160° por cerca de 25 minutos). Depois de tirar do forno, retire as esferas 12 e deixe esfriar.

Enquanto isso, dedique-se a preparar o creme de manjericão. Lave e seque delicadamente as folhas de manjericão, depois coloque-as no copo do liquidificador junto com os pinhões 13, adicione também o óleo em fio e comece a bater 14 até obter um creme liso. Neste ponto, transfira para uma tigela 15 e adicione sal.

Corte a muçarela em fatias 16 e deixe escorrer em uma peneira, apenas o tempo de terminar as outras preparações. Corte também o tomate em fatias 17 e reserve. Pegue sua base de massa brisée, já fria, e comece a despejar o creme de manjericão 18.

Nivele, cobrindo toda a superfície da base 19 e comece a arrumar as fatias de muçarela, alternando com as de tomate 20. Termine sua torta salgada caprese com folhas de manjericão, uma pitada de orégano e sirva 21.

Conservação

É aconselhável servir a torta salgada caprese assim que preparada, pois o creme de manjericão tende a umedecer a base, e pode não ficar crocante. A massa brisée sozinha, sempre envolvida em filme plástico, pode ser conservada na geladeira por até 2 dias, ou pode ser congelada por no máximo 1 mês.

Conselho

Para um resultado crocante, prepare tudo antes e monte a torta salgada caprese apenas no momento de servir! Experimente também a versão com muçarela de búfala ou com tomates coração de boi!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.