Torta salgada de cogumelos e lentilhas

/5

APRESENTAÇÃO

As tortas salgadas são originais, criativas, tentadoras e praticamente perfeitas para qualquer ocasião, basta apenas escolher o ingrediente que faz toda a diferença. Assim, nos deixamos inspirar pelas lentilhas, que sobram após o grande jantar de fim de ano, e para torná-las ainda mais saborosas, pensamos em adicionar os chiodini, para variar a clássica Torta salgada de cogumelos e batatas. Resultado? Uma torta salgada de cogumelos e lentilhas extravagante e deliciosa! Esta delícia é tão simples e saborosa que deixa apenas uma dúvida: serví-la quente ou em temperatura ambiente? A torta salgada de cogumelos e lentilhas é saborosa de ambas as formas e é perfeita como entrada, como prato principal ou deixada na mesa de uma festa, para que os convidados possam beliscá-la à vontade!

INGREDIENTES

Ingredientes para uma forma de 24 cm
Manteiga 100 g - frio em pedaços
Farinha tipo 00 200 g
Água 70 g - gelada
Sal fino 1 pitada
para o recheio
Lentilhas secas 200 g
Caldo de legumes 600 g
Pancetta defumada 150 g
Chalota 30 g
Azeite virgem extra 40 g
Cogumelos Chiodini 200 g
Alho 1 dente
Vinho branco 30 g
Queijo pecorino 50 g - ralado
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Ovos 165 g - (cerca de 3)

Preparação

Para preparar a torta salgada de cogumelos e lentilhas, comece pela base de Massa brisée. No processador, coloque a farinha, a manteiga fria em pedaços, uma pitada de sal 1 e bata tudo até obter uma mistura arenosa. Transfira a mistura para uma bancada e amasse brevemente, adicionando, aos poucos, a água fria 2. Trabalhe o mínimo possível, para não derreter a manteiga, até obter uma massa compacta e elástica. Enrole o bloco de massa em filme plástico e deixe descansar na geladeira por pelo menos 40 minutos 3.

Enquanto isso, cuide do recheio, descasque e pique finamente a chalota 4. Depois, retire a pele do bacon defumado 5 e corte-o em tiras de meio centímetro 6.

Em uma panela grande, coloque um pouco de óleo e cozinhe a chalota em fogo baixo 7 deixando-a suar por 7-8 minutos, lembrando de mexer de vez em quando. Em seguida, adicione o bacon e cozinhe por 3-4 minutos 8. Quando a base estiver bem cozida, adicione as lentilhas secas 9

e cubra com caldo de legumes 10. Tampe a panela 11 e cozinhe por 30 minutos (ou o tempo indicado na embalagem, pois os tempos podem variar ligeiramente); deixe esfriar completamente quando estiverem prontas 12.

Limpe os cogumelos chiodini eliminando eventuais resíduos de terra 13 e depois escalde-os em água fervente por 15 minutos 14, escorra-os bem 15.

Enquanto isso, deixe o alho aromatizar em uma panela com um fio de óleo 16 e depois retire-o e refogue os cogumelos por 2-3 minutos, em seguida, adicione o vinho branco 17 e assim que evaporar, desligue o fogo e deixe esfriar completamente. Retome a massa brisè e abra a massa em uma bancada levemente enfarinhada até uma espessura de cerca de 0,5 cm 18,

enrole a massa no rolo e coloque-a dentro de uma forma perfurada (se não tiver, então unte e enfarinhe antes) 19; elimine os excessos de massa com uma faca 20. Em uma tigela grande, coloque os ovos e misture com o pecorino 21,

adicione as lentilhas 22 e os chiodini 23, ajuste o sal e a pimenta e, após misturar bem, despeje a mistura na forma 24.

Nivele 25 e asse em forno statico pré-aquecido a 200° por 30 minutos, depois abaixe a temperatura para 170° e asse por mais 20 minutos 26. Deixe esfriar antes de retirar da forma e depois sirva sua torta salgada de cogumelos e lentilhas 27!

Conservação

Se você utilizou ingredientes frescos e não descongelados, pode congelar a torta salgada de cogumelos e lentilhas depois de assada. Uma vez pronta, pode também conservá-la na geladeira por 2-3 dias, cobrindo cuidadosamente com filme plástico.

Conselho

Como tornar esta torta salgada de cogumelos e lentilhas ainda mais saborosa? Experimente substituir o bacon pelo cotechino que sobrou das festas. Ou adicione alguns porcini secos aos chiodini!

Para um consumo seguro dos cogumelos

Para uma escolha, tratamento e conservação correta dos cogumelos, remetemos às diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.