Tortinhas de urtiga

/5

APRESENTAÇÃO

Procurando uma entrada primaveril? Aqui está a nossa proposta: tortinhas de urtiga! Uma saborosa massa folhada de queijo envolve um recheio macio à base de ricota e urtiga. Conhecida como planta medicinal com inúmeros usos e múltiplas propriedades benéficas, a urtiga também possui uma alma culinária que se expressa em muitas receitas saborosas que chegaram até nós da tradição camponesa: do mais clássico risoto passando pela inesquecível omelete até as mais sofisticadas tortinhas que propomos aqui: pequenas cascas de massa recheada, perfeitas para aguçar o paladar dos seus convidados em um buffet ou para dar início a um jantar com um toque original e criativo que destaca os frutos da estação quente. Com as tortinhas de urtiga, você demonstrará como pode tornar refinado até mesmo um ingrediente muitas vezes considerado rústico e pobre como esta erva silvestre.

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa (para 6 tortinhas de 10 cm de diâmetro)
Grana Padano DOP 50 g
Queijo pecorino 50 g - para ralar
Farinha tipo 00 130 g -
Manteiga 100 g - frio de geladeira
Leite inteiro 30 g - frio
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para o recheio
Ricota de vaca 200 g -
Ovos 110 g - (cerca de 2)
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Noz-moscada quanto baste
Urtigas 400 g
Água 150 g
Azeite virgem extra 30 g -

Preparo

Para preparar as tortinhas de urtiga, comece pela massa folhada de queijo: coloque a farinha na tigela de uma batedeira planetária equipada com gancho de folha 1. Adicione também os dois tipos de queijo ralado 2, a manteiga fria cortada em cubos 3 e uma pitada de sal e pimenta.

Ligue a batedeira planetária em velocidade média e comece a misturar os ingredientes, adicione o leite frio em fio 4, e deixe misturar até formar uma massa bastante compacta 5 (se você não tiver uma batedeira planetária, pode fazer esta massa manualmente). Transfira a massa para a bancada de trabalho (de preferência fria) e trabalhe-a à mão o suficiente para formar um bloco achatado 6,

envolva-o com filme plástico 7, e deixe descansar na geladeira por 30 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio. Para preparar o recheio, primeiro você precisa limpar as urtigas, é aconselhável usar luvas de látex para proteger as mãos de possíveis traços de substância urticante que podem estar presentes no caule e nas folhas. Então, desfolhe a urtiga, separando as folhas e eliminando os caules: você obterá assim 200 g de urtigas limpas 8. Coloque as folhas de urtiga de molho em água fria, lave-as com cuidado 

e escorra bem usando um escorredor de macarrão na pia 10. Ainda usando as luvas, corte as folhas de urtiga com uma faca 11. Em uma panela, aqueça o azeite de oliva e adicione a urtiga cortada 12

cubra com água 13 e cozinhe com a tampa em fogo médio por cerca de 7-8 minutos 14. Quando estiver cozido, salgue, apimente, desligue o fogo, escorra as urtigas para retirar o excesso de líquido e deixe esfriar completamente 15.

Em uma tigela, coloque a ricota e amoleça com uma espátula de cozinha, depois adicione também os ovos 16 e misture com um batedor ou até mesmo um garfo. Tempere com a noz-moscada ralada 17, salgue, apimente 18

por fim, adicione as urtigas resfriadas 19, misture para incorporar a mistura 20. Após o tempo de descanso da massa, pegue o bloco, estenda-o em uma superfície enfarinhada até a espessura de 6 mm 21.

Utilizando um cortador de massa com diâmetro de 12 cm, corte 6 discos de massa 22 (com a massa restante, você pode fazer deliciosos biscoitinhos salgados de queijo!). Em seguida, pegue formas para tortinhas com diâmetro de 10 cm, unte e enfarinhe, depois coloque os discos de massa sobre elas 23 e faça aderir bem ao fundo e às bordas, perfure o fundo com os dentes de um garfo 24.

Recheie as tortinhas com o recheio de ricota e urtiga, cuidando para preencher até a borda nivelando a superfície com as costas de uma colher: para cada forminha, você conseguirá colocar cerca de 100 g de recheio 25. Coloque as tortinhas em uma assadeira 26 e asse em forno pré-aquecido por 30 minutos a 180°C. Após o cozimento, retire suas tortinhas de urtiga do forno 27 e deixe esfriar antes de servir!

Conservação

Depois de cozidas, as tortinhas de urtiga podem ser armazenadas na geladeira cobertas por 2-3 dias. Você pode congelar separadamente apenas a massa folhada de queijo ou congelar as tortinhas de urtiga cruas, se tiver usado ingredientes frescos; nesse caso, pode assá-las no forno congeladas, cuidando para prolongar o tempo de cozimento.

Conselho

Com a mesma massa, você pode fazer uma única torta salgada usando uma forma de 24 cm e, para deixar o recheio ainda mais saboroso, pode adicionar pedacinhos de bacon ou presunto.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.