Bled cake

/5

APRESENTAÇÃO

Durante a Expo 2015 em Milão, todos tiveram a oportunidade e o prazer de conhecer muitas facetas gastronômicas de países e culturas que habitavam os diversos hubs. Bastava se mover de um pavilhão para outro para se encontrar na Espanha provando a paella, girar a bússola na direção oposta e se encontrar no Marrocos para saborear o típico cuscuz. Os curiosos certamente fizeram uma parada na Itália para saborear o prato de Davide Oldani: açafrão e arroz à milanesa. Resumir tudo agora seria demais, então nos concentramos em um doce que esteve por muito tempo em destaque: a Bled cake. Trata-se de um doce esloveno que conseguiu por muito tempo chamar a atenção graças à sua consistência particular e sabor único. Massa folhada, creme e um pouco de chantilly criam três camadas que na boca proporcionam uma explosão de sabor e frescor. Um especial entrelaçamento de texturas cremosas que vai te conquistar!

INGREDIENTES

Ingredientes para uma forma de 25x33 cm
Massa folhada 2 folhas - (retangulares, de 460 g cada um)
Açúcar de confeiteiro quanto baste
Para o creme
Leite inteiro 700 g
Farinha tipo 00 100 g
Ovos 4
Açúcar 160 g
Rum 10 g
Fava de baunilha 1
Para o chantilly
Creme de leite fresco líquido 650 g
Açúcar de confeiteiro 80 g

Preparo

Para preparar a Bled cake, comece pelo cozimento da massa folhada: pegue o primeiro retângulo e posicione-o sobre a assadeira forrada com papel manteiga. Faça furos na superfície com a ferramenta adequada 1 ou com os dentes de um garfo. Polvilhe com açúcar de confeiteiro 2 e asse em forno estático, já aquecido a 200°, por cerca de 15 minutos. Faça o mesmo com o segundo retângulo de massa folhada 3.

Enquanto os retângulos de massa folhada esfriam, cuide do creme de confeiteiro. Em uma panela, despeje 600 g de leite 4 e a fava de baunilha cortada, com as sementes já raspadas 5. Enquanto o leite esquenta, separe as claras das gemas e trabalhe estas últimas com metade da quantidade de açúcar 6,

a farinha 7 e os 100 g de leite restantes 8. Tenha cuidado para não formar grumos, então adicione o rum 9.

Retire a fava de baunilha do leite já quente e despeje a mistura de ovos, açúcar e farinha na panela com o leite já quente 10. Continue a mexer com o batedor até obter um creme liso e firme 11. Reserve o creme por um momento (você precisará usá-lo ainda quente) e passe a bater as claras em neve em uma tigela limpa com batedores bem limpos 12.

Enquanto bate as claras, adicione aos poucos a quantidade de açúcar restante 13. Assim que as claras estiverem batidas, despeje-as imediatamente no creme ainda quente e misture delicadamente com movimentos de baixo para cima 14. Recupere a massa folhada e coloque-a em uma forma de 25x33 cm (se necessário, apare as bordas) 15.

Despeje o creme obtido 16 e nivele cuidadosamente 17. Cubra com filme plástico e deixe descansar na geladeira por 8-12 horas 18.

Após o tempo de descanso, bata o creme de leite com o açúcar de confeiteiro 19, despeje sobre a base já firme 20 e distribua uniformemente 21

Coloque na superfície a segunda camada de massa folhada e compacte delicadamente. Neste ponto, deixe firmar no freezer por pelo menos 3 horas. Este procedimento é necessário para que você possa cortar as porções da Bled cake sem problemas 22. Corte a Bled cake em 12 pedaços de 7x7 cm 23 e polvilhe com açúcar de confeiteiro. Sua Bled cake está pronta 24.

Conservação

A Bled cake se conserva na geladeira por 2-3 dias, coberta ou fechada em um recipiente hermético.

Se preferir, você pode congelá-la em porções.

Conselho

Enriqueça sua Bled cake espalhando uma camada de geleia de frutas vermelhas, como groselha ou framboesa, por exemplo, entre o creme de confeiteiro e o chantilly. Para uma versão de chocolate, basta picá-lo finamente e dispor sempre entre os dois cremes.

Você pode utilizar claras pasteurizadas para esta receita, se preferir.

Você também pode trabalhar claras e açúcar como na preparação da merengue italiana (chegando antes do cozimento no forno) com as doses da Bled cake, de modo a adicioná-la ao creme de confeiteiro como indicado e obter uma consistência ainda mais estável!

Curiosidade

A Bled cake leva este nome que remete tanto à pequena região ao norte da Eslovênia quanto ao famoso lago com o castelo medieval no meio. A torta também é conhecida como Bled cream cake ou pelo seu nome em esloveno Kremna Rezina, que mais ou menos corresponderia ao português "creme de borracha". Isso já é um indicativo da consistência particular da torta. No pavilhão esloveno da Expo 2015, a Bled cake foi uma das tortas mais vendidas e apreciadas!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.