Bolo salgado

/5

APRESENTAÇÃO

O bolo salgado assado é uma torta salgada colorida e deliciosa, um aperitivo perfeito para compartilhar! Reunimos para a ocasião os ingredientes mais saborosos como o salame e o emmental, inseparáveis nos recheios dos rústicos salgados, aqui envolvidos por uma massa macia e fofa. A farofa será enriquecida com cubos de abobrinha, que podem ser substituídos por outros vegetais da estação como ervilhas, abóbora ou brócolis. Este delicioso bolo salgado irá surpreendê-lo também pela sua preparação fácil e rápida: basta mergulhar os ingredientes na tigela sem pré-cozimento e depois levar tudo ao forno. O resultado será surpreendente, também graças a uma forma elegante que dará ao seu bolo salgado um toque refinado... sugira-o para o almoço de Páscoa ou para um gostoso piquenique de Segunda de Páscoa!

Venha descobrir outras receitas de bolos salgados:

Preparação

Para preparar o bolo salgado, primeiro corte o salame em cubos de cerca de 1 cm 1 e o queijo 2, depois lave as abobrinhas e corte-as também em cubos de 1 cm 3.

Remova a parte verde e a base do alho-poró e, em seguida, retire a primeira camada e fatie-o finamente 4. Em uma tigela grande, coloque os ovos, o sal 5 e o leite 6.

Adicione também o azeite de oliva extravirgem 7. Misture os ingredientes energicamente com um batedor. Perfume com as folhinhas de tomilho 8, depois incorpore a farinha 9.

Adicione também o fermento instantâneo para preparações salgadas 10. Misture os ingredientes com o batedor manual 11. Adicione os legumes 12.

Complete com o salame 13 e o queijo. Misture tudo com uma espátula 14 e reserve. Unte e enfarinhe uma forma de anel de 24 cm de diâmetro e 10 cm de altura, depois despeje a massa dentro 15.

Nivele a superfície com uma colher 16. Asse em forno estático pré-aquecido a 180° por 50-55 minutos, ou até que esteja completamente cozido e dourado na superfície. Retire o bolo salgado do forno e deixe esfriar 17 antes de desenformar e servir em fatias 18!

Conservação

O bolo salgado pode ser conservado por 2 dias na geladeira. É recomendável deixá-lo em temperatura ambiente antes de servir.

É possível congelá-lo após o cozimento, já em porções.

Dica

É possível substituir as abobrinhas por vegetais da estação mantendo as mesmas quantidades, ou utilizar outros queijos saborosos como fontina ou caciocavallo.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.