Sobremesa de chocolate, cerveja e morangos
- Fácil
- 1 h 5 min
- Kcal 305
O bonet (ou bunet) é uma sobremesa de colher típica da cozinha piemontesa. Trata-se de um Pudim de Chocolate para servir como sobremesa à base de cacau, amaretti e caramelo. A sua apresentação elegante o torna perfeito para ser servido ao final de uma refeição. A origem do termo "bonet" é controversa: pode estar ligada ao termo dialetal que indica um gorro usado no passado, ou pode indicar a forma de cobre na qual era cozido, conhecida como "bonèt ëd cusin-a", ou seja, chapéu de cozinha. O bonet é uma sobremesa antiga que tem muitas variações, uma mais deliciosa que a outra, como o nosso Bonet de limão, fresco e aromático! Redescubra conosco os sabores da tradição e experimente outras receitas como os ravioli del plin e o Brasato ao Barolo, para um jantar ou almoço de delícias piemontesas!
Para preparar o bonet comece pelo caramelo: em uma panelinha, despeje 50 g de água 1, depois 150 g de açúcar 2, aqueça no fogo sem mexer 3, até que a mistura se torne âmbar.
Uma vez pronto 4, despeje o caramelo em uma forma de bolo inglês de 22x8 cm 5 e reserve 6.
Em uma tigela, despeje os ovos 7, a gema 8 e o açúcar 9, misture com o batedor 9.
Peneire o cacau 10, adicione uma pitada de sal 11, esmigalhe então os amaretti 12.
Aromatize com o licor 13, em seguida despeje o leite, misturando, aos poucos 14. A massa está pronta 15.
Despeje tudo na forma 16. Cozinhe em banho-maria da seguinte forma: pegue uma travessa grande que possa conter a forma do bonet, então encha com água fervente até cerca de 2-3 cm da base da forma. Coloque no forno e aqueça à temperatura de 150°, modo estático. Uma vez na temperatura, abra o forno e insira a forma do bonet na travessa. Então asse por cerca de 50-60 minutos 17. Uma vez pronto, abra o forno e verifique o cozimento. Se ao mexer a forma a mistura se mover demais, prolongue o tempo de cozimento por mais 10 minutos. Assim que estiver pronto, retire tudo do forno e com cuidado tire a forma da travessa 18.
Deixe esfriar completamente à temperatura ambiente. Uma vez frio 19, para desenformar o bonet mais facilmente, aqueça levemente apenas a base (com um maçarico, um isqueiro ou até no fogão se não houver alternativas), cuidado para não aproximar a chama e são apenas alguns instantes: vire-o sobre uma tábua ou prato de servir 20. Decore com os amaretti inteiros e sirva imediatamente o seu bonet feito em casa 21.