Cannelloni recheados com ragu de alcachofras e linguiça

/5

APRESENTAÇÃO

Os cannelloni recheados de ragu de alcachofras e linguiça são um prato principal rico e delicioso, perfeito para quem procura uma alternativa original aos clássicos Cannelloni. O sabor dos alcachofras combina perfeitamente com o da linguiça, criando um recheio irresistível. A consistência cremosa é dada pelo Bechamel, enquanto a massa fresca verde, enriquecida com acelga, adiciona uma nota especial e torna o prato ainda mais especial, até mesmo aos olhos! Ideal para servir durante almoços ou jantares em família, mas também para celebrar uma ocasião importante ou surpreender seus convidados com uma receita especial. Preparar os cannelloni recheados de ragu de alcachofras e linguiça requer um pouco de tempo e dedicação, mas o resultado final recompensa cada esforço: um prato que realmente cheira a casa e tradição.

Se você está procurando outras receitas de cannelloni, experimente também:

 

INGREDIENTES

Para os cannelloni
Acelga 220 g - (para limpar)
Farinha tipo 00 150 g
Sêmola de trigo duro remacinada 50 g
Ovos 2
Água quanto baste
Para o ragu de alcachofras e linguiça
Alcachofras 1 kg - (para limpar)
Salsicha 550 g
Aipo 1 talo
Cebolas brancas 1
Cenouras 1
Vinho branco 200 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o molho bechamel
Leite 350 g
Manteiga 25 g
Farinha tipo 00 25 g
Noz-moscada quanto baste
Sal 1 pitada
Pimenta preta quanto baste
Para completar
Parmigiano Reggiano DOP quanto baste
Manteiga quanto baste

Preparação

Para preparar os cannelloni recheados de ragu de alcachofras e linguiça, a primeira coisa a fazer é cortar os talos das acelgas 1; reserve-os, pois serão necessários para o ragu. Coloque as folhas das acelgas em uma panela com meio copo de água 2, tampe e deixe murchar por 2 minutos. Escorra e deixe esfriar um pouco, depois esprema bem as acelgas para eliminar o máximo de água possível 3.

Pique finamente com uma faca 4. Na superfície de trabalho, disponha a farinha e a sêmola em forma de montinho, depois despeje no centro os ovos 5 e as acelgas 6.

Incorpore a farinha primeiro com um garfo 7, depois com uma espátula e finalmente sove com as mãos 8 até obter uma massa lisa e homogênea 9. Deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos, coberto com uma tigela.

Corte finamente os talos das acelgas 10 e depois dedique-se à Como limpar alcachofras: remova as folhas externas mais duras 11, depois corte as pontas 12.

Divida as alcachofras ao meio 13 e retire a parte cabeluda 14. À medida que as limpa, mergulhe-as em água acidulada 15.

Em uma frigideira, aqueça um fio de óleo, depois adicione a linguiça esfarelada 16 e refogue em fogo médio. Quando começar a dourar, adicione a cebola 17, o aipo e as cenouras que previamente foram finamente picados 18. Cozinhe por alguns minutos.

Corte as alcachofras em fatias finas e adicione-as à frigideira 19, depois tempere com sal, pimenta 20 e cozinhe por 10 minutos. Neste ponto, adicione os talos das acelgas 21 e misture.

Despeje o vinho branco 22 e deglace a frigideira raspando o fundo com uma colher de pau 23. Abaixe o fogo, tampe deixando uma pequena abertura 24 e cozinhe por cerca de 20 minutos. Após esse tempo, desligue o fogo e deixe esfriar completamente.

Enquanto isso, prepare o molho bechamel: derreta a manteiga em uma panela, depois adicione a farinha 25 e mexa rapidamente. Quando obtiver um roux dourado, adicione o leite aos poucos 26, mexendo continuamente para eliminar os grumos. Deixe ferver e desligue o fogo; deve ficar bastante líquido. Tempere com sal e pimenta 27.

Por fim, aromatize com noz-moscada 28. Pegue a massa e corte uma porção; mantenha o restante coberto para não secar. Abra a massa com uma máquina de macarrão, começando pela espessura maior 29 e dobrando várias vezes, principalmente durante as primeiras passagens 30.

Continue assim até atingir a espessura mais fina e até acabar a massa; você deve obter folhas com cerca de 1 mm de espessura. Corte as folhas em retângulos de 10x14 cm 31. Recheie os retângulos com bastante recheio 32 e enrole 33.

Unte uma assadeira com manteiga e no fundo despeje cerca de metade do molho bechamel, cobrindo também as bordas 34. Coloque os cannelloni na assadeira com a parte da emenda voltada para baixo 35, depois cubra com o restante do molho bechamel 36.

Distribua na superfície o restante do ragu de alcachofras e linguiça 37, depois finalize com o Parmesão ralado e alguns pedacinhos de manteiga 38. Asse em forno estático a 180º por 20-25 minutos, se necessário, nos últimos 2-3 minutos, você pode usar o modo grill. Os cannelloni recheados de ragu de alcachofras e linguiça estão prontos para serem servidos 39!

Conservação

Os cannelloni recheados de ragu de alcachofras e linguiça podem ser conservados na geladeira, cobertos com filme plástico ou em um recipiente fechado, por 1-2 dias.

Conselho

Se preferir uma massa de cor mais homogênea, você pode bater as acelgas com os ovos e depois adicionar a mistura às farinhas.

No lugar das acelgas, você pode usar espinafre.

Se preferir um sabor mais suave, pode substituir a linguiça por carne moída de peru ou frango.

Para uma versão vegetariana, elimine a linguiça e aumente a quantidade de alcachofras, talvez adicionando também ricota ou queijos frescos para um recheio cremoso.

Adicione algumas folhas de tomilho ou alecrim picado ao ragu de alcachofras e linguiça para enriquecer o aroma.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.