Colomba de Páscoa rápida

/5

APRESENTAÇÃO

A colomba é o doce típico da Páscoa, indispensável nas mesas nesta época. Quer experimentar a satisfação de prepará-la em casa?! Então, se a receita clássica parece muito difícil, oferecemos a nossa colomba de Páscoa fácil e rápida!
Tão macia e perfumada, você fará sucesso com toda a sua família e seus amigos! A preparação da colomba de Páscoa é geralmente muito trabalhosa: requer uma boa dose de paciência e tempo. A receita da colomba de Páscoa rápida permitirá que você obtenha em menos tempo um resultado igualmente perfumado e macio, para saborear com seus convidados fatia após fatia. A maneira mais doce de encerrar o menu de Páscoa!

Descubra também estas variações:

INGREDIENTES

Ingredientes (para uma forma de 750 g) para a primeira massa
Farinha Manitoba 250 g
Açúcar 100 g
Fermento biológico fresco 12 g
Casca de laranja 1
Casca de limão 1
Fava de baunilha 1
Sal fino 2 g
Água 90 g
para a segunda massa
Farinha Manitoba 50 g
Ovos 2
Rum 12 g
Manteiga 100 g
Laranja cristalizada 40 g
Uvas passas 40 g - embebida no suco de laranja
para a cobertura
Amêndoas peladas 40 g
Nozes inteiras sem pele 40 g
Açúcar mascavo 50 g
Amido de milho (maizena) 8 g
Farinha de milho fina 15 g
Claras 50 g
para decorar
Açúcar granulado quanto baste
Amêndoas quanto baste

Preparação

Para preparar a colomba rápida de Páscoa, primeiro coloque na tigela de uma batedeira a farinha manitoba e o açúcar 1. Adicione o fermento biológico 2, a casca de laranja, a de limão e as sementes de uma vagem de baunilha 3.

Ligue a batedeira em velocidade baixa e adicione a água aos poucos 4. Neste ponto, troque a pá da batedeira pelo gancho e trabalhe a massa por cerca de 5 minutos. Em seguida, adicione o sal 5 e trabalhe mais alguns minutos até obter uma massa homogênea. Transfira a massa para uma superfície e molde-a em forma de esfera 6.

Coloque-a dentro de uma tigela, cubra com filme plástico 7 e deixe crescer em temperatura ambiente por cerca de 2 horas. Após esse tempo, a massa não terá crescido muito, transfira-a novamente para a tigela da batedeira 8. Adicione a farinha 9 e ligue o gancho.

Adicione os ovos batidos um de cada vez 10 e o rum 11. Continuando a bater, adicione um pedaço de manteiga de cada vez, esperando que o anterior seja completamente absorvido antes de adicionar o próximo 12. Esta fase é muito delicada, levará cerca de 15 minutos.

Neste ponto, adicione as frutas cristalizadas picadas e as passas previamente embebidas no suco de laranja e escorridas 13. Misture por mais alguns minutos até incorporar bem todos os ingredientes. Transfira a massa para uma superfície de trabalho bem untada e, usando uma espátula, faça dobras 14. Com as mãos untadas, pegue a massa e transfira-a para uma tigela 15.

Cubra com filme plástico 16 e deixe crescer por uma hora e meia 17. Neste ponto, transfira a massa para uma superfície ainda untada 18

e, com a espátula, divida-a em duas partes iguais 19. Estenda uma das porções, alisando-a com as mãos, e depois forme um cilindro enrolando-a 20. Coloque dentro de uma forma de papel, de modo a preencher o que seria o corpo da colomba 21.

Faça o mesmo com a segunda parte da massa e coloque-a dentro da forma, de modo a preencher o que seriam as asas 22. Neste ponto, deixe crescer por 2 horas ou até que falte 1,5 cm para a borda da forma. Quando tiver crescido, prepare a cobertura: no recipiente de um processador, coloque as avelãs, as amêndoas 23 e o açúcar mascavo 24.

Bata tudo 25, depois transfira para uma tigela e adicione o amido de milho e a farinha de milho fioretto 26. Por último, adicione também as claras 27.

Trabalhe com a batedeira elétrica até obter uma mistura homogênea e cremosa 28. Depois, espalhe sobre a colomba 29 e, usando uma espátula, cubra toda a superfície com a cobertura 30.

Decore com granulado de açúcar 31 e amêndoas inteiras 32. Asse em forno estático pré-aquecido a 160°C por 50 minutos, depois cubra com uma folha de papel alumínio e continue assando por mais 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar antes de servir 33.

Armazenamento

Para conservar melhor a colomba de Páscoa rápida, recomendamos embrulhá-la cuidadosamente em filme plástico para que não entre ar e não resseque. Você também pode usar um saco para alimentos e conservá-la por alguns dias.

Você pode congelar a massa da colomba após a última fermentação e, quando necessário, descongelá-la na geladeira para deixá-la em temperatura ambiente antes de colocá-la na forma.

Conselho

No lugar de passas e frutas cristalizadas, use a mesma quantidade de gotas de chocolate!

Para a cobertura: a farinha de milho fioretto é usada para um efeito "rústico". Pode-se usar, na mesma quantidade, farinha de arroz, farinha de coco ou similares. O uso da farinha 00 não é muito recomendado, mas na ausência de outra, pode-se usar. Se substituir pela farinha 00, recomenda-se diminuir a quantidade e aumentar a quantidade de frutas secas.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.