Corvina assada

/5

APRESENTAÇÃO

A corvina assada é um prato principal simples de preparar, sua preparação permite destacar a consistência macia e compacta da corvina, mantendo a carne suculenta e nunca seca. O acompanhamento de batatas e cebolas assadas combina perfeitamente com o sabor do peixe, adicionando uma nota rústica. Perfeita para quem quer unir sabor e leveza, a corvina assada é a escolha ideal para um prato saudável e equilibrado. Uma proposta saborosa que se adapta a almoços informais com amigos e familiares ou para surpreender com uma alternativa saborosa e fora do comum.

Se você está procurando outros pratos principais com corvina, experimente também:

INGREDIENTES
Corvina 1 - (cerca de 1,2 kg)
Batatas 6 - médias
Cebolas roxas 2
Alecrim 4 raminhos
Manjerona quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar a corvina assada, primeiro dedique-se à Como limpar a corvina. Faça um corte na barriga, indo até abaixo da cabeça, remova as vísceras e enxágue em água corrente para eliminar todas as impurezas. Escame com a ferramenta apropriada, ou com o dorso de uma faca em água corrente. Corte as barbatanas ventrais e dorsais 1. Faça um corte oblíquo 2, logo após as guelras, que comece no dorso e se encontre com o corte feito na barriga. Corte a cauda e a parte dorsal do peixe seguindo a coluna vertebral 3. Dessa forma, você obterá o primeiro filé, repita o mesmo procedimento para o segundo filé.

Remova com a pinça quaisquer espinhas 4. Corte os filés em losangos de cerca de 180 g cada 5 e faça 2-3 cortes na pele 6.

Adicione sal em ambos os lados dos filés 7 e reserve até o momento de utilizá-los. Descasque as batatas 8 e corte-as em cubos 9.

Corte as cebolas em gomos 10. Coloque as batatas e cebolas em uma tigela 11 e tempere com alecrim 12.

Adicione óleo 13, sal e pimenta 14. Misture para que o tempero cubra bem todos os vegetais. Coloque-os em uma assadeira forrada com papel manteiga e asse em forno estático, pré-aquecido, a 200°C por 35 minutos. Retire a assadeira do forno e coloque os filés de corvina sobre os vegetais 15. Coloque de volta no forno e asse por mais 10 minutos nas mesmas condições. O peixe deve ficar dourado, cozido, mas não seco.

Coloque no fundo do prato de servir os vegetais, coloque por cima os filés de corvina 16. Finalize com manjerona fresca 17. Sua corvina assada está pronta para ser servida 18.

Conservação

É recomendável consumir a corvina assada assim que estiver pronta, mas se sobrar pode ser conservada na geladeira, em um recipiente fechado, por 1-2 dias.

Conselho

Se quiser variar o acompanhamento, substitua as batatas e cebolas por outros vegetais, como abobrinhas, cenouras, pimentões ou tomatinhos. Cada combinação dará um sabor diferente, mantendo a simplicidade da preparação. Além de alecrim e manjerona, você pode adicionar tomilho, orégano ou erva-doce selvagem. Se você gosta de picante, adicione uma pitada de pimenta ou páprica defumada.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.