Danubio dolce

/5

APRESENTAÇÃO

Uma massa tão versátil que é sublime como salgado e irresistível como doce! Falamos do Danubio salgado, feito com uma massa fermentada lentamente e recheada nesta receita com um Creme de confeiteiro de consistência aveludada. Esta preparação é surpreendente já ao olhar e é um convite para compartilhá-la na mesa com amigos e crianças, talvez em uma festa! O danúbio de fato é composto por muitas bolinhas macias de massa fermentada que podem ser destacadas diretamente com as mãos. Mas as surpresas não terminam aqui: dentro de cada bolinha você pode esconder um recheio delicioso! Existem muitas variantes do danúbio: em Nápoles, por exemplo, é preparado com um recheio saboroso de cubos de presunto e queijo, enquanto nós nos inspiramos neste método para fazer uma deliciosa Torta de cerejas frescas. Experimente enriquecer ou modificar ainda mais a variante doce do danúbio recheando algumas bolinhas com Creme de confeiteiro de chocolate, geleias ou realizar o irresistível Danubio com Nutella!

INGREDIENTES

Para a massa para uma forma de 28 cm de diâmetro
Farinha Manitoba 530 g
Leite inteiro 230 g
Manteiga 50 g - coxa
Açúcar 30 g
Fermento biológico seco 4 g
Ovos 1 - (médio)
Casca de limão 1 - (não tratada)
Fava de baunilha 1
Sal fino 10 g
Água 50 g
Para o creme de confeiteiro
Leite inteiro 200 g
Creme de leite fresco líquido 50 g
Gemas 3
Açúcar 70 g
Amido de milho (maizena) 25 g
Casca de limão 1 - (não tratado)
Fava de baunilha 1
Para pincelar e decorar
Ovos 1 - (médio)
Leite inteiro 1 colher
Açúcar de confeiteiro 20 g

Preparação

Para preparar o danúbio doce, comece derretendo a manteiga (no micro-ondas ou em banho-maria). Em seguida, comece a preparar a massa: coloque na batedeira equipada com pá a farinha peneirada 1, rale a casca de 1 limão não tratado 2; adicione também o açúcar 3,

as sementes de uma vagem de baunilha 4 e o fermento biológico seco (você também pode usar o fermento biológico fresco: neste caso a dose é de 12 gramas). Ligue a batedeira para misturar os ingredientes, depois adicione o leite em temperatura ambiente 5 e o ovo médio 6.

Continue com a manteiga derretida 7 e, quando os ingredientes se agruparem ao redor da pá, pare a batedeira e substitua a pá pelo gancho, em seguida adicione o sal 8 e a água; continue a amassar até que a massa esteja bem ligada 9 e tenha se tornado macia e homogênea.

Transfira-a para uma superfície de trabalho levemente untada, trabalhe-a um pouco e forme uma bola 10; coloque-a em uma tigela e cubra com filme plástico 11; deixe levedar por 2 horas em forno desligado com luz acesa. Enquanto isso, dedique-se ao creme de confeiteiro: em uma panela, coloque o leite e o creme de leite e aqueça em fogo baixo 12

junto com a casca ralada de 1 limão não tratado 13 e as sementes de 1 vagem de baunilha 14 (para um aroma de baunilha mais intenso, você pode colocar a vagem de baunilha também cortada em infusão e removê-la posteriormente). Em outra panela, coloque as gemas (com as claras você pode fazer merengues ou biscoitos língua de gato) e o açúcar 15.

Trabalhe as gemas com o açúcar com um batedor, depois peneire o amido de milho 16. Misture novamente e depois adicione aos poucos o leite aquecido e aromatizado (tenha cuidado de remover a vagem de baunilha antes de adicionar o leite, se você a usou) 17. Misture até que o creme atinja a consistência ideal, engrossando 18.

Nesse ponto, desligue o fogo e transfira o creme para uma travessa rasa e ampla: cubra com filme plástico em contato 19, para que, ao esfriar, não se forme a película desagradável na superfície. Então deixe esfriar em temperatura ambiente e depois na geladeira. Quando a massa tiver dobrado de volume 20, pegue-a e abra formando um cilindro em uma superfície de trabalho levemente enfarinhada (ou untada) 21.

Corte 30 pedaços de 30 g cada com uma espátula (ou uma faca de lâmina bem afiada) 22; abra cada pedaço com as mãos, ou estenda com um rolo 23, depois recheie com uma colher de creme de confeiteiro já frio e firme 24.

Feche cada disco beliscando e selando bem as bordas para que o recheio não vaze (25-26) e continue com todas as bolinhas. À medida que fizer o danúbio, você pode colocar as bolinhas em uma forma de 28 cm de diâmetro forrada com papel manteiga, organizando-as em círculos a partir do perímetro mais externo 27, até chegar ao centro.

Cubra com filme plástico o danúbio assim formado 28 e deixe levedar por mais 1 hora em forno desligado com luz acesa. Em seguida, pincele a superfície com o ovo batido junto com uma colher de leite 29, então asse em forno estático pré-aquecido a 180° por 30 minutos (se for forno ventilado a 160° por cerca de 20 minutos). Depois de assado, retire 30 e deixe amornar; polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva o danúbio doce diretamente na forma e convide os convidados a retirar cada bolinha com as mãos!

Conservação

Conserve o danúbio doce sob uma cúpula de vidro por algumas horas e na geladeira coberto com filme plástico por 1-2 dias. Pode ser congelado se você usou todos os ingredientes frescos não descongelados.

Conselho

Você pode rechear o danúbio doce com geleias, creme de avelã ou creme de confeiteiro de chocolate e, para distinguir os recheios, pode decorar as bolinhas com confeitos coloridos ou açúcares após pincelar o danúbio e antes de assar!

Se desejar, você pode criar formas diferentes de acordo com a ocasião: para o Natal, por exemplo, inspire-se em nossa receita da guirlanda de pães doces!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.