Grittibänz suíços

/5

APRESENTAÇÃO

Em padarias pela Europa, com certeza você ficará surpreso ao ver as vitrines cheias desses homenzinhos coloridos e em várias formas. Em cada país eles têm um nome diferente, mas hoje falaremos dos grittibänz suíços, ou seja, a versão suíça dos semelhantes e biscoitados Biscoitos de gengibre (gingerbread). Mas o que são os grittibänz suíços? São homenzinhos de pão de brioche macios e muito fáceis de fazer. A particularidade está na decoração deles, que sempre representam um mendigo com frio, passeando enquanto fuma seu cachimbo. Não se preocupe, não é necessário ter muita habilidade manual para preparar os grittibänz suíços e certamente você se divertirá muito formando-os com seus filhos! E se você quiser fazer um tour pela Europa com doces natalinos, então não se esqueça de experimentar também as pulla finlandesas e os azevias portuguesas!

INGREDIENTES

Ingredientes para 12 peças
Farinha tipo 00 500 g
Açúcar 40 g
Leite inteiro 250 g
Manteiga 60 g
Ovos 1 - médio
Fermento biológico fresco 12 g
Sal fino quanto baste
Para decorar
Granulado de avelã quanto baste
Granulado de pistache quanto baste
Açúcar granulado quanto baste

Preparação

Para preparar os grittibänz suíços, comece colocando a manteiga com o leite em uma panela e deixe esfriar até chegar à temperatura ambiente antes de adicionar o fermento esfarelado e dissolvê-lo com uma colher de chá. Na batedeira com gancho, ou em uma tigela se trabalhar à mão, coloque a farinha e o açúcar. Comece a amassar por cerca de dez minutos em velocidade média, adicionando a mistura líquida de uma só vez. Um par de minutos antes de o amassado estar pronto, incorpore uma colher de chá de sal. Forme uma bola, cubra com filme plástico e deixe o amassado levedar por 2-3 horas ou até que o volume dobre. Divida em 12 partes e faça um cilindro com cada pedaço. Corte os cilindros em uma das extremidades para formar as pernas, depois mais acima para os braços e, por fim, modele a cabeça. Use os restos de massa para decorar os homenzinhos, formando cachecóis, chapéus e o característico cachimbo. Pincele a superfície de cada homenzinho com o ovo batido e polvilhe com açúcar granulado e frutas secas para os sapatos e chapéus. À medida que for fazendo, coloque-os sobre uma folha de papel manteiga em uma assadeira e asse os grittibänz suíços em forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 30-35 minutos. Depois de frios, você poderá saboreá-los!

Conservação

Uma vez prontos, os grittibänz suíços podem ser conservados por 2-3 dias sob uma cúpula de vidro ou em uma lata.

Conselho

Use passas para fazer os olhinhos dos seus grittibänz suíços!

Curiosidade

Pela Suíça, os grittibänz suíços dominam as vitrines das padarias locais com o característico cheiro de pão. A tradição manda que as crianças, nas ruas, cantando cânticos de Natal desde 11 de novembro, Dia de São Martinho, recebam esses homenzinhos como presente com um ponche não alcoólico à base de maçãs (kinderpunsch) ou chocolate quente. Mas quem está por trás de sua figura? São Martinho, no ano 300, aparentemente rasgou um pedaço de seu manto para dá-lo a um mendigo que segurava seu cachimbo, sua única fonte de calor. Por isso, o homenzinho de brioche representa justamente o pobre que foi salvo pelo Santo. A mesma tradição é celebrada também em outros países da Europa, onde o nome do doce muda. Na Alemanha, são conhecidos até por mais nomes como weckmann, na França como bonhomme de Saint-Nicolas (manalas ou mannele), em Luxemburgo como boxemännchen e nos Países Baixos como klaaskerl. Na Suíça, finalmente, também são conhecidos como grättimaa. Até mesmo na Itália temos um doce que homenageia a memória de São Martinho: um biscoito glacê decorado com confeitos, representando o Santo a Cavalo com sua espada e seu famoso manto.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.